O dono de 'Purple Haze' era amigo de Linda Keith, namorada do integrante dos Rolling Stones
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/05/2021, às 15h00
No começo da carreira, em meados dos anos 1960, Jimi Hendrix era conhecido como Jimmy James e fazia apresentações em bares. Tudo mudou quando Chas Chandler, baixista do Animals, viu um show do guitarrista Cafe Wha?, em Nova York - onde Hendrix usou uma guitarra de Keith Richards. Andrew Loog Oldham, empresário dos Rolling Stones, e o líder da Sire Records também iriam ver o trabalho do músico ao vivo. A informação é do Cheat Sheet.
Segundo o site, Jimi Hendrix não usou a guitarra de Richards por coincidência. O músico pegou o instrumento com ajuda de Linda Keith, namorada do guitarrista dos Rolling Stones que fez amizade com Hendrix alguns meses antes.
+++LEIA MAIS: O dia que Jimi Hendrix ateou fogo em uma guitarra durante um show [FLASHBACK]
Linda assumira a missão de alguma gravadora assinar com Hendrix. "Eu não conseguia acreditar como ninguém o havia notado antes, porque ele obviamente tinha notoriedade," relembrou ao The Guardian em 2013. "Jimi era surpreendente - os humores que ele podia trazer para a música, o carisma, a habilidade e presença de palco."
Para isso, o guitarrista precisaria de um instrumento adequado caso o empresário dos Rolling Stones veria ele ao vivo. Como solução, Linda pensou: "Jimi queria desesperadamente tocar uma Fender Stratocaster, como os ídolos Buddy Guy e Otis Rush fizeram," explicou no livro Hendrix: Setting the Record Straight (1992).
Linda sabia onde encontrar tal guitarra: Keith Richards deixara uma Fender Stratocaster na suíte do hotel na qual os dois estavam hospedados. Como o integrante dos Rolling Stones estava em turnê, a namorada imaginou como ele não se importaria em emprestar a guitarra para Jimi Hendrix.
No entanto, Oldham não ficou impressionado quando viu Jimmi Hendrix ao vivo. Então, Linda Keith fez outra audição para o amigo ser descoberto. Como Hendrix precisaria de uma guitarra boa para a tal performance, emprestou a Fender de Richards novamente.
+++LEIA MAIS: Em 1968, Jimi Hendrix foi preso na Suécia por confusão em hotel
"Devo admitir: as circunstâncias foram menos saborosas," afirmou Linda no livro. "Na verdade, nunca disse a Keith que levei a guitarra porque ele estava em turnê. Jimi usou os instrumentos para as audições e daí em diante. Ele não deve ter sentido falta."
+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer