- John Lennon e Yoko Ono (AP)

Como John Lennon foi deportado dos EUA - e quis fundar o próprio país para imunidade

O músico tentou escapar da intimação em 1973 ao fundar um "país conceitual" chamado Nutopia e exigir imunidade diplomática

Redação Publicado em 16/03/2020, às 11h38

John Lennon foi intimado a deixar os Estados Unidos por causa de um registro de posse de maconha feito na Inglaterra cinco anos antes do ex-beatle se mudar com Yoko Ono para as terras norte-americanas.

Apesar da justificativa legal do porte de substâncias ilícitas, o verdadeiro motivo para a deportação do músico era o envolvimento político dele com líderes radicais como Jerry Rubin, Stewart Albert e Rennie Davis.

Em 1973, segundo o site Ultimate Classic Rock, Richard Nixon colocava em prática uma estratégia eleitoral para ser nomeado novamente presidente. Porém,  o político precisava desviar dos conflitos da Guerra do Vietnã, a concessão histórica para os maiores de 18 anos votarem e, claro, as ações de Lennon contra ele.

+++LEIA MAIS: John Lennon deixou mensagem secreta para Ringo Starr na última gravação antes do assassinato

O astro inglês planejou boicotar o candidato com shows nos mesmos locais dos eventos direcionados para a reeleição dele. Contudo, poucos meses após se mudarem para os Estados Unidos, o ex-beatle se tornou alvo do FBI.

Rapidamente, Lennon descobriu que o telefone dele estava grampeado e que, em breve, seria deportado do país. Em resposta à intimação, o artista cortou relações com as figuras políticas radicais e anunciou a criação de um novo país para conseguir imunidade diplomática.

Em uma coletiva de imprensa, Lennon e Yoko anunciaram a criação de Nutopia, um país conceitual, sem terras, limites, passaportes e leis - exceto as cósmicas - em que todos são embaixadores do país.

+++LEIA MAIS: Em novo disco, Ringo Starr reuniu todos os Beatles ao gravar cover de John Lennon ao lado de Paul McCartney

"Nós anunciamos o nascimento de um país conceitual, Nutopia [...] Como embaixadores de Nutopia, nós pedimos por imunidade diplomática e reconhecimento nos Estados Unidos para o nosso país e nossas pessoas", disse o músico.

Lennon só teve a ordem de deportação anulada e recebeu o green card para viver no país, em 1976, dois anos depois do fim do mandato de Nixon


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA 

música notícia EUA John Lennon imunidade deportado

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja