- Frame de Nicolas Cage no documentário The Death of 'Superman Lives' What Happened (Foto: Reprodução / YouTube)

Como Nicolas Cage e Tim Burton quase estragaram Superman nos cinemas (ideia incluia traje transparente)

Depois do sucesso de Batman, o diretor queria transferir a vibe sombria e bizarra para Super-Homem - ainda bem que não conseguiu, pois não combinaria

Redação Publicado em 20/06/2020, às 13h00

Durante os anos 1980, Superman foi a menina dos olhos dos estúdios Warner. Entre 1978 e 1987, o super-herói da DC Comics ganhou quatro filmes de sucesso. A popularidade das produções competia (e perdia) com uma outra saga: Star Wars. Por isso, quando a segunda metade dos anos 1990 trouxe rumores de outra trilogia de Guerra nas Estrelas, começou a circular a ótima ideia de trazer Super-Homem para as telonas novamente. 

Superman Reborn (Super-Homem Renascido), então, começou a ser desenvolvido- principalmente pela popularidade da morte do personagem nos quadrinhos em 1993. A Warner contratou  Jon Peters, produtor dos populares Batman de Tim Burton, para assumir a produção do projeto.

+++ LEIA MAIS:7 diretores de cinema com ‘filmes assinatura’ no catálogo - e o melhor de cada um [LISTA]

Jonathan Lemkin foi o roteirista escolhido. A orientação era simples: criar um filme mainstream e que pudesse agradar o máximo de pessoas. Então, na história, Superman engravidaria Louis Lane como uma divindade (nada de sexo, no caso), e esse bebê cresceria para ser o novo Super-Homem. Não gostaram por ser parecido demais com Batman Eternamente.

O desenvolvimento do enredo, então, passou para  Gregory Poirier. Na nova trama, Superman seria assassinado - mas retornaria depois. Alguns anos passaram-se e, em 1997, o roteiro passou para Kevin Smith, um geek completo. Hoje, assinou diversas publicações na Marvel e na DC. Na época, era um grande entusiasta de HQ e super-heróis, e fez questão de fazer de Superman Reborn - rebatizado como Superman Lives - bem fiel aos quadrinhos.

+++ LEIA MAIS:8 fatos sobre Edward Mãos de Tesoura que você provavelmente não sabia [LISTA]

Aí, entra o verdadeiro atrito:  Jon Peters, o produtor, não queria nada disso. Ele já havia escolhido o ator principal, Nicolas Cage, e o diretor: Tim Burton. Pensava, então, em um roteiro que fosse agradar mais essa dupla - e os fãs de Batman de Burton, claro, pois esse estilo mostrou-se um sucesso. 

Peters apresentou algumas regras estranhas, bizarras e diferentes para Superman Lives: o uniforme do herói deveria ser preto, e não um colant vermelho e azul (cores consideradas infantis); em um misto de Edward Mãos de Tesoura e Jornada nas Estrelas, Superman usaria um traje/farda/ciborgue. Outra opção era uma roupa transparente, deixando à mostra os órgãos internos do herói.

+++ LEIA MAIS: 8 fatos que você não sabia sobre Batman 3, o filme cancelado de Tim Burton [LISTA]

Outra abolição: poderes de voo. Burton não gostava de trabalhar com eles, então queria tirá-los. No lugar, Superman usaria um veículo para ir para lá e para cá; algo parecido com o batmóvel. Teria a tiracolo, também, um cachorro alienígena. O tempo inteiro.

Existiam, também, sugestões bem sugestivas de monstros: Peters e Burton queriam que Nicolas Cage lutasse contra uma aranha no terceiro ato. Além disso, ele enfrentaria ursos polares se quisesse chegar à Fortaleza da Solidão. Kevin Smith tentou equilibrar um roteiro que atendesse as peculiaridades da produção e fosse fiel aos quadrinhos. Não deu certo. Foi demitido, e outras pessoas revezeram-se no cargo.

+++ LEIA MAIS: Como seria o Batman 3 de Tim Burton e por que o filme deu errado?

Superman Lives chegou a ter uma pré-produção, e um gasto de US$ 50 milhões que incluia, mas não se limitava a, os salários de Tim Burton e Nicolas Cage. Diversos uniformes foram produzidos para o herói, também, mas não deu certo. Em uma escada criativa tortuosa, o projeto acabou engavetado - e hoje é um dos maiores sucessos/fracassos da história do cinema.

+++ LEIA MAIS: Os 8 melhores filmes de Tim Burton, de acordo com IMDb: A Noiva Cadáver, Sweeney Todd e mais

tim burton música cinema notícias nicolas cage Kevin Smith superman super homem jon peter

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer