O álbum foi produzido inteiramente pela banda com a ajuda de um produtor e de um engenheiro de som
Redação
Publicado em 14/04/2020, às 16h18Em janeiro de 1980, o baixista Steve Harris, com apenas 23 anos na época, e os companheiros de Iron Maiden chegaram ao Kingsway Studios de Londres para produzir as músicas e montá-las em um disco de estreia.
Nos meses anteriores, o Iron Maiden buscava novos músicos para completar a formação, que estava desfalcada - e foi quando encontraram o guitarrista Dennis Stratton e o baterista Clive Burr. Mas antes, Paul Di'Anno e Steve Harris estavam sozinhos para trabalhar em músicas para o primeiro álbum da banda.
Consequentemente, o disco Iron Maiden foi produzido inteiramente pela banda - e os integrantes eram calouros nesse meio - em parceria com o engenheiro de som Martin Levan e o produtor Will Malone e mesmo assim, o resultado foi surpreendente e inovador para o metal.
O disco faz um trabalho eficiente ao espelhar a energia bruta da banda na juventude, desde o riff de ritmo múltiplo de “Phantom Of The Opera” até o lado comercial com "Hard Free", a clareza reveladora, a cor e o profissionalismo - todos bem-sucedidos - são notados no primeiro trabalho. Críticas negativas ao álbum escrito quase exclusivamente por Steve Harris são pouquíssimas - em geral, são só elogios ao projeto.
Embora o baixista tenha desprezado o punk rock, é difícil ignorar este gênero em tantas músicas do álbum, aprimorado por Paul Di'Anno: "Se havia um elemento punk no Iron Maiden naquele momento, provavelmente veio de mim - especialmente no palco", contou certa vez. "Adoro a emoção do punk, porque permitiu que todos experimentassem", completou Paul.
+++LEIA MAIS: Iron Maiden: Steve Harris joga futebol no Rio com Bebeto, Djalminha e Luizão
Iron Maiden, o disco de estreia da banda, foi lançado no dia 14 de abril de 1980 - e foi um sucesso, alcançou altas posições em paradas norte-americanas e do Reino Unido.
+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA