Animação da DreamWorks, Shrek estreou em 18 de maio de 2001 e conquista diversos fãs até os dias atuais
Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 03/04/2021, às 11h30 - Atualizado em 04/09/2023, às 13h10Há 20 anos, em 2001, estreou uma das animações mais famosas da DreamWorks. Inspirada no livro Shrek!, de William Steig, a história retrata nas telonas ganhou, ao todo, quatro filmes.
A história que envolve o ogro Shrek (Mike Myers), o burro falante (Eddie Murphy) e a princesa Fiona (Cameron Diaz) é uma grande paródia de diversas obras infantis de fantasia - de Rapunzel a Branca de Neve.
+++ LEIA MAIS: Não é da Disney? 7 animações que parecem - mas não são do estúdio [LISTA]
Além de ótima animação, o filme carrega um tom de comédia, sátira e deboche muito bem executado. Com trilha sonora tão boa quanto as piadas infames do ogro verde, Shrek tem as músicas “All Star” e “I'm a Believer” do Smash Mouth, em alta até hoje.
Smash Mouth nasceu no final de 1990 e tornou-se um dos principais nomes do rock alternativo californiano. Com misturas de ska, punk rock, surf music e rock clássico, logo se consolidou como influência no cenário musical. Em 1997, lançou o primeiro disco, Fush Yu Mang e ganhou certificado de Platina.
+++ LEIA MAIS: Disney+ : 7 séries animadas que mal podemos esperar para rever [LISTA]
Com o segundo disco, Astro Lounge (1999), a banda ganhou notoriedade com o sucesso “All Star”. O hit chegou em quarto lugar no Top 100 Billboard EUA e dois anos depois, em 2001, os produtores de Shrek optaram por incluir a faixa na abertura do filme e, assim, deram ao Smash Mouth um hit atemporal.
Tanto "All Star" quanto Smash Mouth criaram um laço entre as crianças e jovens do começo dos anos 2000. A junção do filme de sucesso e o talento da banda faz com que, mesmo depois de 20 anos, a música esteja presente na playlist daqueles que acompanharam a saga de perto. A nostalgia é forte e, atualmente, expressada por memes com a banda e o filme.
+++ LEIA MAIS: "Eu pareço o Shrek", diz Iggy Pop sobre ficar velho
Em entrevista à revista Inverse, em 2017, a banda comentou: “Nunca nos levamos tão a sério”, disse o baixista Paul Delisle. “Gostamos da atenção, então, embora seja um pouco bobo, geralmente gira em torno da nossa música 'All Star' e ainda vende muito semanalmente. Tiramos o melhor da situação e abraçamos totalmente o aspecto meme.”