- Thanos em Vingadores: Guerra Infinita (foto: reprodução Marvel)

Como Thanos possuía a Joia da Mente? Teoria explica

Os Eternos da Marvel pode responder uma das últimas questões sobre as Joias do Infinito

Marina Sakai | @marinasakai_ (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/02/2021, às 18h27

Nas três primeiras fases do Universo Cinemático Marvel, o foco da história foram as Joias do Infinito, pedras de poder extremo, originadas antes do próprio cosmo, como explicou o Colecionador em Guardiões da Galáxia (2014). Quem possui as seis joias — Mente, Espaço, Realidade, Poder, Alma e Tempo — torna-se onipotente. Era o objetivo de Thanos na busca pelo equilíbrio.

Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), a missão de Thanos se concretiza e na Marvel dos tempos atuais, as pedras foram destruídas para não reverter o desejo do Titã. Elas podem não ter futuro, mas a franquia consegue explorar seu passado.

+++LEIA MAIS: Marvel: Thanos poderá estar conectado ao filme 'Os Eternos'

Algo nunca explicado aos fãs da Marvel é: como Thanos adquiriu a Joia da Mente? Os Eternos pode ser uma resposta para essa pergunta. As informações são do Screen Rant.

Quem são os Eternos?

Nos quadrinhos, os Eternos são uma versão evoluída da humanidade criada pelos Celestiais, também responsáveis por forjar as joias no começo dos tempos, segundo explicação do Colecionador. Thanos também tem conexão com esses grupos nas HQs e, aparentemente, a franquia de filmes deseja manter esse vínculo. 

+++LEIA MAIS: Vingadores: Imagem revela como Thanos sabia que o estalo da manopla iria funcionar

Na versão do gibi, Thanos nasceu na colônia de Titã, pertencente aos Eternos. O MCU mudou muitos aspectos da história original, então, possivelmente, Titã não é uma colônia dos Eternos, e sim sua terra natal. Neste caso, Thanos é um Eterno, assim como nos quadrinhos.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

A relação de Thanos com as pedras

A ligação entre Celestiais e Eternos também pode indicar relação entre a Joia da Mente —encrustada no cetro do próprio vilão — e o povo de Thanos. O livro Thanos: Titã Consumido (2018), de Barry Lyga, conta a história da origem do personagem. Logo após o lançamento, entretanto, a Marvel não oficializou os fatos apresentados na obra. 

+++LEIA MAIS: Kevin Feige elogia Chloé Zhao, diretora de Os Eternos, e garante que filme será 'arrebatador'

Thanos: Titã Consumido revela como o vilão conquistou a Joia da Mente. No livro, ele encontra o profeta dono do cetro, mata-o e pega a pedra para si. Esse teria sido o primeiro contato de Thanos com os objetos e, como a Marvel nunca planejou contar a história de como ele conseguiu a Joia da Mente, a franquia decidiu não torná-la oficial.

A próxima fase do MCU envolverá os Eternos. O primeiro filme está marcado para 5 de novembro de 2021 e a trama se passa ao longo de sete mil anos, mostrando os personagens imortais interagindo com humanos em diferentes períodos históricos. Os Eternos pode explicar um dos últimos mistérios sobre as Joias do Infinito não revelados pela Marvel: como Thanos adquiriu a Joia da Mente.

+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

notícias marvel MCU vingadores ETERNOS Joias do Infinito Ultimato Guerra Infinita thanos celestiais joia da mente

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez