Dirigido por Petra Costa, o longa aborda o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a polarização política no Brasil
Redação Publicado em 13/01/2020, às 13h46
Nesta segunda, 13, foram divulgados os indicados ao Oscar 2020. Apesar de Bacurau e A Vida Invisível não terem conquistado nomeações, como muitos torciam, uma produção nacional sobre um período importante e controverso da política do nosso país foi escolhido para representar o Brasil na premiação: Democracia em Vertigem.
Indicado na categoria de melhor documentário, o filme vai disputar a estatueta contra American Factory, Learning to Skateboard In a Warzone (If You're A Girl), The Cave, For Sama, e Honeyland.
+++ LEIA MAIS: Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2020
Então para homenagear essa obra do cinema nacional dirigida pela cineasta Petra Costa, decidimos explicar um pouco todo o espectro que o envolve.
O documentário analisa todo o processo de ipeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, concretizado em agosto de 2016, mas iniciado em dezembro de 2015, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceitou a denúncia por crime de responsabilidade aberta pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal, e a crise política que assolou o país em seguida.
O filme aborda também os protestos de 2013, a prisão do também ex-presidente Lula e a Operação Lava Jato, além da perda de força sofrida pela esquerda e a chegada da extrema direita ao poder, que resultou, por fim, na eleições que elegeu o atual presidente Jair Bolsonaro.
Nascida em Belo Horizonte, Ana Petra Costa é uma cineasta e documentarista brasileira responsável pelos elogiados Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). Desde 2018, ela faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Elena, primeiro longa dela, foi descrito pelo The New York Times como "um sonho cinematográfico”, e classificado como “espantoso e inesquecível” pelo Hollywood Reporter. Além de críticas positivas generalizadas, o filme também conquistou prêmios de cinema na França, Polônia, México, Croácia e Estados Unidos.
Democracia em Vertigem, foi lançado no dia 19 de abril, e entrou para a lista de melhores filmes de 2019 do New York Times, um dos principais jornais norte-americanos.
Stephanie Goodman, crítica de cinema, escolheu dez filmes para o ranking. Além do documentário brasileiro, foram selecionados também: Rolling Thunder Revue, de Martin Scorsese sobre Bob Dylan; Dor e Glória; The Souvenir; Parasita; Era Uma Vez Em Hollywood; Honeyland; O Irlandês; Synonyms, Give Me Liberty e Transit.
Democraia em Vertigem está disponível na Netflix.
Assista ao trailer abaixo.
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez