As cineastas desenvolvem histórias absolutamente viciantes e aterrorizantes
Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 20/11/2020, às 19h56
Depois do ápice dos slashers com os jumpscares, o cinema deu espaço para o terror moderno. Os filmes dos anos 2010 começaram a moldar novos formatos para o gênero e focaram em elementos místicos e mais sombrios.
Nesse cenário, diretoras desenvolveram histórias absolutamente viciantes e aterrorizantes. Em uma indústria marcada pela dominação dos homens, as cineastas mulheres dão camadas mais profundas e inteligentes para os longas.
A Rolling Stone Brasil relembrou algumas diretoras incríveis - e obras delas- que estão remodelando o terror moderno. Confira a lista:
Em 2020, Josephine Decker se aventurou em Shirley, filme semi-biográfico sobre a vida real da autora Shirley Jackson.
Ao relembrar outras produções da carreira, Decker explora uma história inquietante e quase asfixiante ao misturar terror com drama.
Saint Maud é dirigido pela incrível Rose Glass. No longa de horror psicológico, que inclusive é a estreia da cineasta nas telonas, o público é levado a refletir sobre religião, sanidade e salvação.
Em entrevista à Standart, Glass comentou sobre o gênero do terror: "Você pode mergulhar em coisas psicológicas complicadas e interessantes. Eu gostava de brincar com esses tropos e, com sorte, subverter as expectativas das pessoas”.
O drama mesclado com terror Relic apresenta a visão incrível de Natalie Erika James. Na história, elementos ordinários da vida humana são colocados em extremos tensos e conversas cotidianas são reveladas em contextos arrepiantes.
Com Rose: A Love Story, Sheridan consegue criar uma atmosfera assustadora para uma história vampiresca. O tom claustrofóbico da produção revela o cuidado da cineasta em encaixar elementos fantásticos em um só enredo.
Nia DaCosta dirigirá o reboot de O Mistério de Candyman (1992), produzido por Jordan Peele, de Corra! (2017). Na nova versão, o ator Yahya Abdul Mateen II vive o artista Anthony McCoy, que é atraído por projetos específicos em Chicago, onde ocorreram os eventos do filme dos anos 1990.
DaCosta recuperará um clássico do horror e o inserirá nos moldes modernos. Com elementos sobrenaturais e psicológicos, a expectativa é que a diretora brinque com os tropos do terror e estereótipos.
+++ LEIA MAIS: Pânico 5? Clássico do terror precisa de mais uma continuação? Spoiler: não
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ TOQUINHO: 'CADA COMPOSITOR TEM QUE BUSCAR A SUA VERDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja