- Lionel Messi, capitão da Seleção da Argentina (Foto: Juan Mabromata / AFP)

Copa do Mundo: Argentina se consagra tricampeã nos pênaltis contra a França

Argentinos derrotam os últimos campeões mundiais nos pênaltis, depois de prorrogação disputada em jogo de 6 gols

Redação Publicado em 18/12/2022, às 15h30

Em uma partida disputada até o último minuto, a Argentina confirmou o favoritismo e conquistou a vitória contra a França na final da Copa do Mundo FIFA realizada neste domingo, 18, no Estádio Nacional de Lusail, em Doha. O time sul-americano venceu nos pênaltis, após prorrogação disputada em jogo de 6 gols.

 

Com o título de 2022, a Argentina fatura o seu terceiro título mundial e entra para o seleto grupo das seleções que conseguiram conquistar a Copa do Mundo três vezes. Há 20 anos um time da América Latina não ganhava a competição, desde o penta do Brasil em 2002.

+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Homem invade partida entre Portugal e Uruguai em protesto

A trajetória da Argentina pelo Catar começou de forma bem turbulenta, com a inesperada derrota para a Arábia Saudita, por 2 a 1. No entanto, desde a derrota para a seleção arábica, os argentinos não perderam mais nenhuma partida.

Ainda na fase de grupos, com vitórias sob México (2 a 0) e Polônia (2 a 0), e no mata-mata, superou a Austrália (2 a 1), a Holanda (2 a 2, decisão nos pênaltis), a Croácia (3 a 0) e a França (3 a 3).

As outras duas conquistas aconteceram em 1978, na Copa disputada na própria Argentina, e em 1986, no México. Com o título, a Argentina se torna tricampeã do mundo, superando França (1998 e 2018), Uruguai (1930 e 1950), Espanha (2010) e Inglaterra (1966).

+++ LEIA MAIS: Quem é o 'Harry Styles do Brasil,' que viralizou na Copa do Mundo?

Com a atuação na final de 2022, Lionel Messi se tornou o atleta que mais participou da competição, com 26 partidas, se consagrando também como um dos grandes destaques do torneio. O jogador também entra definitivamente para o rol dos maiores ídolos da história do futebol argentino, ao lado de Diego Maradona, Gabriel Batistuta, Daniel Passarella e Alfredo Di Stéfano.

notícia Argentina futebol frança esportes Copa do Mundo FIFA Catar tricampeã

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja