Ex-dirigente soviético gravou Songs for Raisa com sete canções favoritas de sua esposa, morta há 10 anos
Da redação Publicado em 22/06/2009, às 14h30
O colégio te ensinou que Mikhail Gorbachev foi o Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética e responsável por reformas que colaboraram para o fim da Guerra Fria. Mas, dificilmente, Gorbachev entrou para a história - pelo menos para as aulas de história - como cantor romântico.
Pois Songs for Raisa, o álbum de estreia do dirigente comunista, com baladas românticas, foi arrematado, em leilão, por US$ 164,940 mil (R$ 330 mil) a um "filantrópico anônimo do Reino Unido", informou o jornal britânico The Guardian. A quantia será revertida à fundação Raisa Gorbachev, destinada a combater a leucemia em crianças - doença que causou a morte da mulher de Mikhail em setembro de 1999, aos 67 anos.
De acordo com o jornal russo Pravda, o evento privado ocorreu na semana passada, em Londres, e contou com 350 convidados - entre eles, a autora da série Harry Potter, JK Rowling; a atriz Vanessa Redgrave; Sarah Brown, a mulher do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown; o prefeito de Londres, Boris Johnson; e o embaixador da Rússia no país, Yuri Fedotov.
Gorbachev, hoje com 78 anos, também estava lá - e não para ficar com cara de paisagem. O ex-líder soviético subiu ao palco para cantar uma música chamada "Old Letters", presente no álbum - do qual teriam restado pouquíssimas cópias. "A performance foi recebida com deleite e uma tempestade de aplausos", disse Pavel Palazhchenko, presidente dos serviços de imprensa da fundação.
O disco traz sete das canções românticas preferidas de Raisa", explicou Gorbachev, em entrevista coletiva. "Eu mesmo as cantei, com Andrei Makarevich [frontman da Mashina Vremeni, famosa banda de rock na Rússia] tocando a música de fundo."
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja