Para divulgação do mais novo filme, intitulado Megalópolis, Francis Ford Coppola volta à capital do estado do Paraná após mais de 20 anos
Redação Publicado em 31/10/2024, às 16h38
De passagem no Brasil para a divulgação do mais novo filme da aclamada carreira, intitulado Megalópolis, Francis Ford Coppola voltou a Curitiba aproximadamente 20 anos após a célebre visita à capital do estado do Paraná, onde colecionou diversas histórias inusitadas.
Na manhã desta quinta, 31, o cineasta realizará algumas atividades na cidade, como masterclass sobre cinema no Teatro Guaíra em parceria com a Universidade Tuiuti, entrega de homenagem do Governo do Paraná e até mesmo almoço oficial com o vice-governador, Darci Piana, no Palácio Iguaçu, segundo informações da Tribuna.
Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Coppola explicou semelhanças entre Cesar Catalina, arquiteto interpretado por Adam Driver em Megalópolis, e Jamie Lerner, arquiteto e urbanista que foi prefeito de Curitiba três vezes, entre as décadas de 1970 e 1990.
Curitiba é como uma utopia, porque teve um grande prefeito. Ele fez coisas maravilhosas. Era um arquiteto comandando a cidade, então é muito parecido com Megalópolis.
Já uma matéria do G1 resgatou diversas atividades que Francis Ford Coppola fez na cidade em 2003, como ida ao jogo do Club Athletico Paranaense, chamado de Atlético Paranaense na época. O time venceu o Paraná Clube pelo placar de 1 a 0.
Além disso, ele literalmente passeou pela capital. "Ele veio sem muito alarde, mas virou figurinha carimbada aqui. Ele ia em tudo que é lugar," afirmou o jornalista Marden Machado. Inclusive, Coppola aproveitou iguarias locais, como carne de onça, pinhão e até mesmo criou a própria receita de pizza.
O cineasta conheceu Fabrício de Macedo, empresário e proprietário do Bar Curityba (que não existe mais atualmente), que ficou próximo do diretor. Certo dia, o brasileiro estava prestes a ir para uma festa de aniversário de 15 anos quando recebeu um chamado de Coppola para ir ao bar.
Como vou dizer não para o cara? A gente já estava de saída de casa, mas não tinha como deixar uma figura dessa sem atendimento ou esperando. Nós não estamos falando de qualquer coisa, estamos falando do Poderoso Chefão.
Claro, Francis Ford Coppola achou o figurino de Fabrício inusitado - e o brasileiro explicou a tradição de celebrar as debutantes no Brasil. Então, o empresário chamou o lendário diretor para a festa, que aceitou após hesitar por estar vestindo um terno de linho branco: "Você pode ir até de sunga que não tem problema."
Falei [para o pai da debutante]: 'Ô, Marcelo, posso levar um amigo na festa? Vou levar o Coppola.' Ele ainda brincou: 'Ah, então traga o Al Pacino também.'
O pai da adolescente achou que Fabrício estava brincando ao dizer que levaria Coppola para a festa. Apesar disso, o cineasta adorou a experiência e curtiu a gastronomia da noite e dançou a diversas músicas de sucesso da época.
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
À edição, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz entrevistas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello, do sucesso brasileiro Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil chega às bancas de jornais em novembro, mas já pode ser comprada em pré-venda na loja da editora Perfil por R$ 29,90, com envios a partir de 6 de novembro.
https://www.lojaperfil.com.br/rolling-stone/rolling-stone-especial-cinema
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover