Cerca de 80% de todos os downloads realizados na Espanha são ilegais
Redação Publicado em 28/06/2013, às 13h15 - Atualizado às 18h40
A corte de Valência, na Espanha, deu um passo importante para a batalha contra a pirataria no país. Nesta quinta-feira, 27, um homem foi condenado a prisão por administrar três sites que eram ligados à pirataria.
De acordo com o que noticiou o The Hollywood Reporter, o acusado foi condenado a um ano, sete meses e quinze dias de prisão.
A corte enfatizou que a decisão se deu porque o conteúdo digital sem os devidos direitos autorais é um crime contra a propriedade intelectual.
A sentença agradou à Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais espanhola. Em declaração, a EGEDA, sigla pela qual a organização é conhecida, comemorou a decisão judicial: “A importância dessa sentença reside em dar suporte à ideia de que prover links de trabalhos protegidos por lei constitui em um desautorizado ato público de comunicação e que a responsabilidade não é inexorável, uma vez que o acusado sabia da ilegalidade do procedimento, mesmo que os links fossem providos por terceiros”.
O homem, que não teve a identidade revelada, cuidava de três sites especializados em prover links para download de séries e filmes, entre eles o Divxonline.info, da foto acima. Os outros eram estrenosonline.es e www.seriesonlines.es.
A pirataria é um problema enraizado na Espanha, país no qual a taxa de downloads ilegais chega a 80% do total de arquivos baixados.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja