- Dr. Manhattan em Watchmen (Foto: Reprodução)

Alan Moore, criador de Watchmen, fala sobre o impacto dos super-heróis na cultura popular: "ainda são sonhos de supremacia branca"

O escritor britânico compartilhou no blog oficial dele uma entrevista concedida à Folha de S. Paulo em 2017

Redação Publicado em 19/11/2019, às 09h36

Alan Moore, lendário criador de Watchmen e V de Vingança, publicou no blog oficial dele a tradução para o inglês de uma entrevista concedida à Folha de S. Paulo em 2017, em comemoração ao aniversário de 66 anos dele.

Na conversa, o artista fala sobre as mudanças do papel dos super-heróis na cultura popular e o impacto deles na sociedade.

Segundo Moore, os super-heróis não são mais criados para satisfazer a imaginação de uma audiência de 12 ou 13 anos, mas para representarem e refletirem a cultura que nos cerca. Porém, ainda existe um grande controle das editoras nos trabalho dos quadrinistas que desejam romper com o antigo padrão do herói.

+++ LEIA MAIS: Watchmen: Roteirista da HBO acredita ter sido amaldiçoado por Alan Moore

"À exceção de uma pequena minoria, essas histórias e personagens icônicos ainda são sonhos de supremacia racial branca. Acho inclusive que poderíamos considerar o filme O Nascimento de uma Nação, de D.W. Griffith, o primeiro registro de super-herói norte-americano e o ponto de partida para todas estas capas e espadas", disse o artista.

Nos anos de 1980, o quadrinista britânico criou uma série de HQs que revolucionaram a maneira de retratar super-heróis. Moore trouxe para a cultura popular protagonistas complexos e controversos, que desconstruíram o perfil tradicional de heróis idealizados como Batman e Superman.

+++ LEIA MAIS: Alan Moore não aprova série de Watchmen, e o produtor não está nem aí

Para o escritor, que se considera um mago desde 1993, a cultura é uma forma de magia que consegue transformar a realidade e a percepção dos indivíduos sobre ela. Ele disse: "Vejo a cultura moderna como o equivalente, na magia, a um corpo desmembrado. Como faziam os alquimistas ao retirarem algum elemento do seu meio para analisar suas características e depois reagrupar os fragmentos de um novo jeito, a tarefa dos artistas é montar novamente as visões de mundo e psicologias fraturadas que nos rodeiam."

O legado de Moore nos quadrinhos foi levado para a televisão e para os cinemas com o filme V de Vingança, dirigido por James Teigue e estrelado por Natalie Portman em 2005, e a recente série de TV Watchmen, que estreou no final do mês de outubro na HBO.

notícia Cultura HQs Watchmen Super-heróis v de vingança impacto Alan Moore

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja