- Crise nas Infinitas Terras (foto: reprodução Warner)

Crise nas Infinitas Terras chega ao fim: O que deu (muito) certo e o que deu (muito) errado no crossover da DC

O crossover televisivo do arrowverse terminou, e é hora de ver os acertos e erros

Redação Publicado em 16/01/2020, às 08h46

Crise nas Infinitas Terras, o maior crossover televisivo do arrowverse, chegou ao fim. Foram 5 episódios unindo todas as séries da DC e vários personagens novos em uma luta desesperada para salvar as Terras alternativas.

Depois das reviravoltas e furos na história, o evento teve acertos e erros em igual quantidade. Listamos alguns deles abaixo, conforme citados pelo Looper.


Acerto: Transformar Oliver Queen no Espectro

Oliver Queen pareceu ter se sacrificado logo no primeiro episódio. Porém, foi revelado que ele se tornou o Espectro, um herói da DC que atua como uma entidade, uma força que luta pelo equilíbrio e busca se vingar do Anti-Monitor. O sacrifício final de Oliver Queen para reiniciar o universo e trazer todos os heróis de volta para a batalha foi a melhor parte do último episódio. 

+++LEIA MAIS: Crise nas Infinitas Terras: Brandon Routh, o Superman de 2006, teve apenas uma condição para retornar ao papel na série


Erro: Muitos furos de roteiro

Vários ajustes no meio do caminho, modificações sem sentido na história e dispositivos mágicos que simplesmente salvam o dia tiram um pouco do brilho do crossover, e podem irritar muito aqueles que apreciam um roteiro coeso e encaixado.


Acerto: Lex Luthor

Jon Cryer deu vida a uma das versões mais divertidas de se assistir de Lex Luthor. Com planos maquiavélicos para matar o Superman em cada uma das realidades do multiverso, até tentar manipular o monitor ou reescrever a realidade para virar um herói, o personagem foi um dos pontos altos.


Erro: Batalhas simples e sem sentido

O crossover cria momentos diversas vezes só para passar o tempo. O Anti-Monitor manda diversos minions para atrapalhar os personagens, mas até pessoas normais conseguem derrotá-los, tirando a carga dramática das cenas.

+++LEIA MAIS: Superman vs Homelander, de The Boys - Quem ganharia em uma luta? [ANÁLISE]


Acerto: Um dos melhores Batman

Trazer Kevin Conroy, o dublador do Batman no desenho animado e games, como uma versão mais velha, debilitada e amarga de Bruce Wayne foi uma excelente jogada. Além da grande referência nerd e a familiaridade de Conroy com o personagem, a nova versão ainda contribui para a história do Homem-Morcego, e introduz coisas novas, como o trauma de ter sido forçado a matar o Superman da Terra dele.


Erro: O Pária não faz sentido

Ele é um personagem importante nos quadrinhos da Crise, pois é o Pária quem libera o Anti-Monitor. Além do crossover não dar motivos para essa outra versão fazer isso, os poderes dele são inconsistentes e sem explicação.


Acerto: Raio Negro

Incorporar o herói que teve apenas uma aventura solo em série ao crossover foi uma ótima ideia. O Raio Negro voltou a ser um dos favoritos dos fãs, e a quimíca do personagem com o Flash foi instantânea.

+++LEIA MAIS: Flash do cinema encontra o Flash da TV e mostra que a DC criou o próprio multiverso; assista


Erro: O Anti-Monitor foi um Anti-Personagem

Sem motivação alguma, sem planos para deter os heróis, e parecendo até burro em momentos, o Anti-Monitor não pareceu uma grande ameaça para os heróis, apenas um lembrete do motivo por trás da união deles.


Acerto: Super-Amigos

O memorial construído para Oliver Queen na cena final em um laboratório que tem o mesmo formato da Sala da Justiça de Super-Amigos, o clássico da Hanna Barbera, foi umas das referências mais legais e inesperadas do crossover. Os heróis caminhando juntos com o tema do desenho foi um ótimo final.


Erro: Poucas mortes significativas

No final do crossover, todas as mortes são revertidas exceto pelo Arqueiro Verde. Foi uma decisão aceitável tendo em consideração o final de Arrow e o adeus de Stephen Amell ao universo DC, mas ainda assim não teve impacto suficiente.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'

dc notícias flash quadrinhos Caçador de Marte liga da justiça superman

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições