O que não falta são histórias em que os heróis tem moral e atitudes questionáveis
Redação Publicado em 26/09/2020, às 11h00
Para o público fã de super-heróis, The Boys, série da Amazon Prime Video, chegou com uma visão refrescante de um gênero que se encontra cada vez mais saturado. A série se desvia do heroísmo divertido da Marvel nos cinemas e da seriedade da DC, proporcionando uma perspectiva debochada e personagem com moral distorcida.
Além da história de Homelander e Billy Butcher, todo um nicho do mercado de HQ que anseia por narrativas que brincam com os clichês do gênero existe. Com protagonistas improváveis, mundos complexos com questões políticas, filosóficas e muita insanidade, a Rolling Stone Brasil traz alguns títulos que também quebram a mesmice de heróis vs. vilões.
Um número consideravelmente pequeno de leitores sabem disso, mas, depois de Watchmen, Alan Moore revolucionou o gênero de heróis uma segunda vez ao combinar personagens da literatura em um crossover inusitado e extremamente divertido.
Para impedir o Professor Moriarty (sim, o inimigo de Sherlock Holmes), a inteligência britânica recruta uma equipe formada por Mina Murray (de Drácula), Capitão Nemo (20 mil léguas submarinas), Alan Quartermain (As Minas do Rei Salomão), Dr. Jekyll (O Médico e o monstro) e Hawley Griffin, o Homem Invisível. Quer um time de heróis mais bizarro e fascinante que esse?
Escrito por Warren Ellis, o protagonista dessa história maluca é um jornalista chamado Spider Jerusalem, o qual foi baseado, em parte, nos textos do jornalista Hunter S. Thompson. Spider luta contra o abuso de poder e a corrupção de dois concorrentes à presidência dos Estados Unidos, tentando manter o mundo livre de tornar-se mais distópico do que já é, enquanto lida com problemas trazidos pela fama dos artigos dele.
+++LEIA MAIS: The Boys: afinal, quais são os verdadeiros nomes dos membros dos Sete?
Também de Garth Ennis, autor da HQ de The Boys, Preacher é sobre o sinistro pastor Jesse Custer, que sobrevive milagrosamente a uma torrente de fogo divino e acorda com o misterioso poder chamado Genesis. Caçado por organizações secretas e criaturas demoníacas, o padre vai descobrir o que aconteceu com ele e procurar Deus.
+++LEIA MAIS: A versão dos Jovens Titãs para The Boys é ainda pior do que os heróis que conhecemos
Ennis também escreveu contos ambientados em universos de quadrinhos compartilhados também, e o título mais antigo dele no coração do Universo DC é Hitman, co-criado com John McCrea. Tommy Monaghan é um ex-soldado que vira assassino de aluguel e cruzaria o caminho com vários heróis e vilões icônicos do Batman.
+++LEIA MAIS: Quer uma Fresca? O que é o misterioso refrigerante do The Deep de The Boys?
Em termos de ficção policial irrestrita nos quadrinhos, um dos melhores títulos dos últimos anos é a série Southern Bastards, ganhadora do prêmio Eisner. Criada por Jason Aaron e Jason Latour, a série é cheia de emoção crua, floreios cômicos negros e muita violência sangrenta em uma espécie de noir com frango frito.
+++LEIA MAIS: Cabeleireira Leila, meme brasileiro, aparece em cena de The Boys; veja
Southern Bastards: Here Was a Man reúne o primeiro arco de história da série Image Comic. O protagonista Earl Tubbs volta para sua cidade natal em Craw County, Alabama, onde descobre que agora é dirigida com punho de ferro pelo técnico de futebol da escola local. Desanimado com o que sua cidade se tornou, Earl jura retomá-la por todos os meios brutais necessários.
+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja