- Kiko Loureiro (Foto: Ifusha Kalina)

Da guitarra aos negócios: Kiko Loureiro ensina artistas a alcançarem sonhos em novo livro [ENTREVISTA]

No livro 'Negócios para Criativos', Kiko Loureiro mostra tudo o que aprendeu sobre music business nos últimos anos tocando no exterior

Itaici Brunetti Publicado em 14/07/2021, às 16h03

Enquanto bandas, fãs e tripulantes se divertiam no Megacruise, cruzeiro do Megadeth que ocorreu em outubro de 2019, Kiko Loureiro se trancava no quarto do navio para se dedicar à sua outra paixão além da guitarra: o music business [indústria da música]. O brasileiro escrevia mil palavras por dia para o seu novo livro, Negócios para Criativos, lançado em 10 de julho. 

"Eu estava lá no maior 'cruzeiraço' e ficava no quarto escrevendo", relembra Kiko Loureiro em entrevista à Rolling Stone Brasil, "Depois, todos os dias durante a turnê do Megadeth, que tinha uns 40 shows agendados, eu também ficava escrevendo; seja no hotel ou no camarim, porque temos bastante tempo ocioso. Então, veio a pandemia e me ajudou nesse sentido." completa o músico de 49 anos. 

+++LEIA MAIS: Kiko Loureiro revela gravações da audição para o Megadeth: ‘Várias notas erradas’ [VÍDEO]

Em Negócios Para Criativos [Editora Gente], o guitarrista diz que o objetivo é, através de suas experiências como músico, ajudar artistas a chegarem mais rápido nos seus sonhos e em suas vontades. "O livro puxa para o criativo de uma forma geral. Não vale só para músicos; vale para fotógrafos, ilustradores, pintores, poetas, videomakers, etc.", conta ele.  

Além de ser guitarrista de uma das grandes bandas do heavy e trash metal mundial, o Megadeth, e ter tocado na brasileira Angra por décadas, Kiko tem em seu currículo de music business cursos e palestras apresentadas em eventos corporativos e faculdades, inclusive, dadas nos Estados Unidos. 

"Fazer heavy metal no Brasil nunca foi fácil, e viajando para o exterior fui me deparando como funciona o music business. Entendi que é necessário para a carreira do artista e fui me interessando pelo assunto," diz o guitarrista que estuda sobre desde 2014. Ele prossegue: "Nos meus workshops os músicos nunca me perguntavam sobre como funciona a indústria da música. Ou seja, o cara gosta da coisa, mas não quer saber como funciona a profissão."

+++LEIA MAIS: Kiko Loureiro, St. Vincent e John Mayer estão entre os 20 melhores guitarristas da década, segundo revista especializada

Para Kiko Loureiro, entender, estar por dentro e saber como atuar na indústria da música é um dos pontos cruciais para qualquer artista obter sucesso, "mais até do que a técnica da arte em si", afirma ele.

"Os artistas sempre precisaram fazer coisas paralelas; desde quem cuidava das regravações dos Beatles, por exemplo, ou do merchandise das bandas, das biografias dos músicos. O próprio Dave Mustaine [líder do Megadeth] manja muito de music business; ele sabe tudo do assunto", finaliza Kiko Loureiro dando exemplos de que, para alcançar o sucesso, o artista precisar ir além de sua própria arte. 

Negócios Para Criativos [Ed. Gente] possui 224 páginas e custa R$49,90. 


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

 

música notícia Livro Megadeth angra Kiko Loureiro music business negócios para criativos

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições