“A música deles é uma inspiração para mim e é por isso que vim tantas vezes”, diz o vocalista sobre viagens ao país africano
Rolling Stone EUA Publicado em 22/02/2016, às 12h03 - Atualizado às 12h15
O líder do Blur, Damon Albarn, que viaja frequentemente ao Mali desde 2002 para colaborar com artistas do país, recebeu a honraria de “rei local” no começo deste mês. Segundo a Radio 4 da BBC, além do título honorário, uma escola de música local foi batizada com o nome de Albarn.
Veja em que posição The Magic Whip está na nossa lista de melhores discos de 2015..
“Não estou acostumado a este tipo de coisa, mas é fantástico ver esta sala de aula”, disse Albarn da honraria. “E é uma escola dedicada à música e dança. É onde meu coração está, então meu coração está aqui”. Albarn gravou o disco Mali Music, de 2002, além de um par de álbuns do Africa Express – colaboração dele com Brian Eno e Nick Zinner, do Yeah Yeah Yeahs – com músicos malianos.
Veja 10 grandes artistas cujos discos de estreia são terríveis.
Este mês, Albarn voltou a Mali para tocar no festival Acoustik Bamako, mesmo com o país estando em “estado de emergência”, após um ataque terrorista em novembro. “É a mensagem de vir aqui e fazer isso que é coisa mais importante”, disse Albarn ao The Guardian na ocasião. “E ser capaz de manter a programação musical. A música do país é uma inspiração para mim e é por isso que vim até aqui tantas vezes.”
Ouça a reportagem da Radio 4 da BBC sobre o título de “rei local” de Albarn abaixo.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições