Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil (Foto: Frazer Harrison/KCA2014/Getty Images) -
NOVIDADE

Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil

Criador de produções como Drake & Josh, iCarly e Brilhante Victória é acusado de criar ambientes tóxicos nos sets de gravações

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 02/05/2024, às 15h00

Dan Schneider, criador de séries como Drake & Josh (2004-2007), iCarly (2007-2012) e Brilhante Victória (2010-2013), entrou com um processo contra os idealizadores de Quiet On Set: O Lado Sombrio da TV Infantil, que aborda os bastidores sombrios do canal Nickelodeon e acusa o produtor de comportamento abusivo nos set de gravações. As informações são do Deadline.

Segundo os advogados de Schneider, a série documental tentou "destruir o legado e a reputação" do produtor, sugerindo que ele teria sido conivente com abusos sexuais cometidos por funcionários do canal contra as crianças envolvidas nas produções:

"Nosso cliente será o primeiro a admitir que algumas coisas apontadas pelo documentário são verdadeiras. Às vezes, ele foi cego à dor que podia causar àqueles que trabalhavam com ele, seus colegas, subordinados e atores. Ele se arrepende disso e passará o resto de sua vida tentando compensar esse comportamento. Mas se há uma coisa que ele não é, é um abusador de crianças", diz o processo.

+++LEIA MAIS: Onde assistir a Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil, série documental sobre polêmicas da Nickelodeon?

Após o lançamento de Quiet On Set: O Lado Sombrio da TV Infantil, a equipe do produtor comentou as acusações em comunicado divulgado ao Deadline: "Dan esperava e pedia muito de suas equipes. Eles trabalhavam muitas horas e faziam séries de sucesso de forma consistente. Nos desafios da produção, Dan às vezes ficava frustrado e entende por que alguns funcionários achavam isso intimidante ou estressante", começava o texto.

"Em uma carreira de mais de 30 anos, Dan trabalhou com milhares de pessoas, muitas das quais ainda lhe dizem o quanto gostaram e apreciaram trabalhar em seus programas. Mas ele também sabe que algumas pessoas não tiveram uma experiência positiva e ele realmente lamenta isso", continua o comunicado.

+++LEIA MAIS: Drake Bell, de Drake & Josh, fala pela primeira vez sobre abuso cometido por Brian Peck

O texto ainda falava sobre as acusações de que Schneider constrangia os atores com a criação de cenas sexualizadas ou a sugestão figurinos mais ousados para as atrizes: "Lembrem-se [de que todas] as histórias, diálogos, figurinos e maquiagem eram totalmente aprovados pelos executivos da rede", dizia.

“Um grupo de padrões e práticas leu e aprovou todos os roteiros, e os executivos de programação revisaram e aprovaram todos os episódios. Além disso, todos os dias, em todos os sets, sempre havia pais e cuidadores e seus amigos assistindo às filmagens e aos ensaios. Se houvesse cenas ou roupas inadequadas de alguma forma, elas teriam sido sinalizadas e bloqueadas por esse escrutínio de múltiplas camadas", acrescentava.

+++LEIA MAIS: Nickelodeon responde a acusações de assédio feitas por Drake Bell

Quiet On Set: O Lado Sombrio da TV Infantil está disponível no catálogo da Max, plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery. Assista ao trailer a seguir:

Qual foi a melhor série estreante de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

Quiet On Set Dan Schneider Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja