A última temporada teve um final que agradou a maioria dos fãs, apesar de ser muito complexo
Vinicius Santos Publicado em 29/06/2020, às 09h09
Se você é um dos fãs que terminou a terceira e última temporada de Dark, da Netflix e quer entender melhor o complexo final, veio ao lugar certo. A conclusão série alemã prometia ser emocionante e capaz de dar um nó na cabeça do espectador mais atento, metas que foram cumpridas com louvor.
Por isso, destrinchamos o final da jornada de Jonas (Louis Hoffman) e Martha (Lisa Vicari). E, é claro, a partir deste ponto teremos todos os maiores spoilers da terceira temporada. Se você ainda não assistiu todos os oito episódios, volte depois de finalizar a história dos viajantes.
Começamos vendo para onde a nova Martha levou o jovem Jonas para salvá-lo do apocalipse. Ela, de fato, veio de outro mundo. É apresentado ao público uma realidade espelhada, onde Jonas nunca nasceu, já que Mikkel nunca viajou ao passado.
Nesse novo mundo, Martha está 'destinada' a se tornar Eva, uma versão idosa dela mesma que deseja manter o loop temporal entre os dois mundos se repetindo eternamente, enquanto Adam deseja destruir tudo para ficar em paz na escuridão.
No meio do conflito entre as duas facções, está Claudia Tiedemann, que quer apenas salvar a filha Regina, que morre tragicamente em ambas as realidades. Porém, todas as partes dessa guerra contra o tempo contam mentiras para manipular todos, até as versões do passado deles mesmos.
Adam engana a Martha do segundo mundo para trabalhar para ele, promentendo contar qual é a origem de fato do loop que liga os universos paralelos. Para tal, a garota deve dar um pouco da martéria escura da máquina do tempo dela para o Jonas adulto (Andreas Pietschmann), que está preso no começo do séc. XX com Bartosz, Magnus e Franziska.
A Martha alternativa é quem acaba possibilitando a criação da Ariadne, a máquina do tempo usada pela organização Sic Mundus Creatus Est e mostrando que o ciclo interminável de fato liga os dois mundos.
Enquanto isso, Jonas é abandonado no segundo mundo pela Martha que o trouxe, mas logo depois encontra a garota, porém meses mais jovem. É justamente esse encontro dos dois que inicia a jornada de Martha em se tornar uma viajante. Os dois acabam se envolvendo e transam, o que deixa a nova protagonista grávida.
Aliás, o apocalipse também acontece no segundo mundo, um pouco antes, ainda em 2019, mas da mesma forma: Aleksander Tiedemann decide abrir os barris de material radioativo e revelar a verdade sobre o desastre na usina em 1986 para Charlotte. Por isso, Eva manda o casal ir a usina para tentar impedir o desastre.
Porém, como Jonas já havia sido enganado por Adam para causar o apocalipse no próprio mundo dele, ele percebe que pode ser tudo mentira de Eva e volta para confrontá-la. É aí que a versão de Martha que salvou ele do primeiro apocalipse retorna e mata-o, chocando a versão mais jovem dela mesma.
Além disso, o filho de Martha e Jonas é o time de três assassinos comandados por Eva que aparece diversas vezes e, ainda por cima, é o pai de Tronte Nielsen, junto com Agnes. Isso cria o maior nó de todos, já que significa que Martha é tataravó dela mesma e Jonas é tataravô dele mesmo. Vixe.
Ok, já estava difícil antes, sabemos, mas agora que vem a parte difícil. Como Adam ainda existe, se acabamos de ver Jonas morrer? A resposta está no gato de Schrodinger. O Jonas que é resgatado por Martha e morre não é aquele que se tornaria Adam, e sim outro.
A série revela que é possível coexistirem versões diferentes da mesma pessoa, por isso aquele se tornaria Adam é um Jonas que não foi salvo por Martha. Por isso que Adam acredita que o nó só pode ser desfeito se ele impedir que o filho de Eva nasça e ele consegue fazer isso, ao colocar a Martha grávida no meio da energia do apocalipse.
Mas ,depois disso, ele não desaparece, como achava que aconteceria. Nessa hora é que Claudia retorna e explica a Adam que ele estava errado sobre qual era a origem de verdade. Acontece que o vilão não antecipou a existência do terceiro mundo, onde começou tudo.
Nesse terceiro mundo, H.G. Tanhaus, deprimido pela perda do filho, a nora e a neta bebê em um acidente de carro é a primeira pessoa a inventar uma máquina do tempo, no desejo de salvar eles da morte. Essa é a origem que cria os dois novos mundos e que deve ser impedida.
Jonas e Martha conseguem se unir uma última vez para viajar ao terceiro mundo e evitar a morte do filho de Tanhaus, prevenindo que ele invente a viagem no tempo. Isso faz os dois mundo que conhecíamos desaparecerem, assim como todos os personagens frutos do loop.
E assim, no final, vemos um mundo sem a família Nielsen, com Hannah, Regina, Katharina e Peter comemorando um aniversário em um jantar. Hannah agora está grávida do detetive Woller e ela pensa em chamar o filho dela de Jonas, o que a faz ter uma sensação bizarra de deja-vu, de mundos que nunca existiram.
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral