- Coldplay (Foto: David Becker/Getty Images for iHeartMedia)

Dave Holmes, ex-empresário do Coldplay, processa a banda

Separados há cerca de 12 meses, as motivações para a ação seriam questões contratuais

Redação Publicado em 17/08/2023, às 13h02

O Coldplay está enfrentando um processo legal movido pelo ex-empresário, Dave Holmes, de acordo com recentes documentos legais arquivados no Reino Unido, segundo informações da Variety. Segundo  um porta-voz da banda, Holmes e os quatro integrantes  encerraram sua colaboração de maneira discreta há cerca de 12 meses, após uma parceria de 22 anos que abrangeu praticamente toda a trajetória profissional do grupo. Agora, eles seguem sendo administrados pela equipe composta por Phil Harvey, Mandi Frost e Arlene Moon, profissionais que trabalharam em conjunto com a banda e o empresário por muitos anos. 

Recentemente,a banda renovou seu contrato com as gravadoras Parlophone no Reino Unido e Atlantic nos Estados Unidos, ambas afiliadas à Warner Music, assim como com a agência Wasserman, em 2021. A renovação ocorreu pouco antes do lançamento do mais recente álbum de estúdio do grupo, intitulado Music Of The Spheres (2021). A banda acumulou mais de 100 milhões de álbuns vendidos globalmente e conquistou sete cobiçados prêmios Grammy desde o lançamento de sua estreia em 2000, com Parachutes.

+++LEIA MAIS: Bruno Gadiol e o encontro aleatório com Chris Martin, do Coldplay

Os quatro membros da banda – o vocalista Chris Martin, o guitarrista Jonny Buckland, o baixista Guy Berryman e o baterista Will Champion – cruzaram seus caminhos enquanto eram estudantes na University College de Londres, oficialmente formando a banda em 1997. Em uma entrevista à Variety em 2018, para falar do lançamento do documentário Headful of Dreams (2018) do Coldplay, Holmes recordou como, em 2000, deu a sua mãe uma cópia de Parachutes, afirmando que tinha acabado de começar a trabalhar com a banda e prevendo que eles alcançariam a grandeza comparável ao U2. Sua premonição se concretizou ao longo dos anos.

A trajetória do Coldplay começou em 1999, quando assinaram com a Parlophone UK, à época sob o guarda-chuva da EMI (sendo a Capitol Records a casa da banda nos Estados Unidos). Em 2012, a Universal Music Group adquiriu a EMI e, como parte das condições impostas pela Comissão Europeia, a Parlophone foi vendida. A Warner Music Group adquiriu o selo e, nesse processo, o Coldplay passou a integrar a lista da Atlantic Records, marcando o início dessa colaboração com o álbum Ghost Stories, lançado em 2014.

+++LEIA MAIS: Coldplay convida Lula a discursar em show na França

Embora um representante tenha optado por não oferecer mais comentários, fontes indicam que o processo judicial gira em torno de questões contratuais. Detalhes adicionais não estavam imediatamente disponíveis, uma vez que os documentos legais ainda não haviam sido tornados públicos até o momento da redação deste artigo.

banda coldplay processo Chris Martin dave holmes

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer