O cantor britânico concorre a três categorias na premiação
Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Isabela Guiduci) Publicado em 14/03/2021, às 12h30
Após o sucesso com o One Direction, turnês internacionais, fama meteórica e uma carreira artística sólida, Harry Styles tornou-se referência musical do gênero pop e ícone fashion de marcas de alta costura.
Desde o hiato da boy band em 2016, o músico busca a reinvenção enquanto artista solo, e o resultado são as três indicações ao Grammy 2021 em Melhor Clipe com "Adore You", Melhor Performance de Pop Solo com "Watermelon Sugar" e Melhor Álbum de Pop Vocal, com Fine Line.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 curiosidades sobre o disco indicado de Harry Styles, Fine Line
Para comemorar a primeira indicação do cantor à premiação, relembramos os principais momentos da trajetória de Harry Styles:
Harry Styles começou a carreira pré-adolescente. Aos 11 anos, formou a banda White Eskimo ao lado de amigos. Logo aos 16, em 2010, participou do programa britânico The X-Factor e iniciou a carreira com Louis Tomlinson, Zayn Malik, Niall Horan e Liam Payne na famosa boy band, One Direction.
Hit de 2011, “What Makes You Beautiful”, colocou o grupo sob os holofotes mundiais. De cara, os integrantes conquistaram o público teen e criaram uma base sólida de fãs, essencial para potencializar a carreira.
Ao longo dos anos com a banda, não somente a potência vocal de Styles se destacou, mas a maneira como se vestia - calça skinny, botas e camisa semi-aberta. Na época, em meados de 2014, o estilo virou febre fashion.
+++ LEIA MAIS: Do One Direction a cogumelos: o crescimento de Harry Styles como um astro do rock
Em 2015, Zayn Malik optou por deixar o grupo. No ano seguinte, os outros quatro integrantes decidiram suspender as atividades enquanto banda, e o One Direction entrou em hiato. Desde então, todos apostam na carreira solo.
Com o fim da banda, Harry Styles decidiu explorar um estilo mais maduro, que refletisse a nova fase da carreira - e, a decisão, consequentemente, o distanciou da imagem como integrante de uma boy band teen.
Entre uma das mudanças do visual, o artista cortou os longos cabelos para participar do filme de Christopher Nolan, Dunkirk (2017), e apresentou, mais uma vez, uma estética mais adulta e amadurecida. Após a participação no longa, o cantor, compositor e ícone fashion, passou a ser reconhecido também como ator devido ao bom desempenho.
O próximo filme da carreira será Don't Worry Darling, um terror psicológico ambientado na década de 1950 no deserto californiano. Dirigido por Olivia Wilde, a produção tem estreia prevista para 2021. Além de Harry, o elenco conta com Florence Pugh e Chris Pine.
+++LEIA MAIS: Web critica rumores sobre suposto namoro de Harry Styles e Olivia Wilde; entenda
Em 2015, ainda com o One Direction, Harry se uniu ao recém-diretor criativo da Gucci na época, Alessandro Michele, - e a parceria dos dois foi essencial para a identidade visual do cantor, que foi mais explorada na carreira solo.
Após a estreia do disco Harry Styles (2017), o músico usou Gucci em todos os videoclipes e shows da turnê solo para promover o álbum. Em geral, os looks eram floridos com calças largas e camisas.
+++ LEIA MAIS: Harry Styles faz cover de Nirvana em Tóquio
Mais tarde, no Met Gala de 2019, Harry apareceu com uma roupa icônica de Michele, acompanhado de acessórios e brincos de pérola. Na ocasião, os dois reafirmaram como são uma dupla potente: “Adoro me vestir bem e ele adora se vestir bem”, disse o estilista.
O último e mais recente marco de Styles na moda foi a participação na edição de dezembro de 2020 na Vogue EUA - pela primeira vez, um homem estampou a capa da revista. E, sem muitas surpresas, o cantor usou Gucci nas fotos.
Segundo disco solo, Fine Line (2019), chegou com tudo. Alcançou a primeira posição na Billboard 200 e atingiu a maior semana de vendas de um disco pop masculino. Em entrevista à Rolling Stone EUA, declarou: "Muita coisa mudou em dois anos, principalmente após sair da banda e descobrir o que é a vida agora. Me senti mais livre para fazer esse álbum."
Os números conquistados pelos singles "Watermelon Sugar", "Lights Up" e "Adore You" nas plataformas de streaming mostram como Harry cresce cada vez mais - e, junto, ganha o coração do público.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 apresentações que prometem ser incríveis [LISTA]
Foi com o segundo disco da carreira que o músico garantiu as três indicações ao Grammy 2021, primeira vez em 10 anos de carreira. Além de disputar as estatuetas, Harry Styles fará a abertura da cerimônia.
+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja