Nesta terça, 8, completa-se 40 anos que o músico foi assassinado nos EUA
Redação Publicado em 07/12/2020, às 06h55 - Atualizado às 08h44
Nesta terça, 8 de dezembro, completa-se 40 anos da morte de John Lennon, quando o cantor foi assassinado com cinco tiros pelas costas, dado por um homem de 25 anos chamado Mark David Chapman, na frente do Edifício Dakota, em Nova Yorque, local em que morava com a esposa Yoko Ono.
Lennon nunca chegou a visitar o Brasil, mas as obras do músico britânico - seja junto aos Beatles ou em carreira solo, impactou os brasileiros, principalmente os músicos de nosso país que descobriram o rock n' roll através de sua arte (e também por causa de Elvis Presley).
Para celebrar o legado de Lennon, compilamos algumas homenagens que astros brasileiros fizeram ao ídolo ao longo de suas carreiras. Algumas versões são adaptadas para o português, enquanto outras são cantadas do jeito mais fiel possível. Outras são conhecidas do grande público e outras nem tanto. Algumas são meio bizarras e outras agradam aos ouvidos até do maior fã do músico.
+++LEIA MAIS: John Lennon: 5 filmes essenciais para entender o ex-beatle
Uma das canções mais emblemáticas da carreira solo de John Lennon (se não for a mais), não poderia ser cantada e eternizada em sua versão brasuca por ninguém menos que Fábio Jr. O cantor a registrou em 1999, no álbum "Contador de Estrelas".
"Papito" sempre foi um entusiasta do rock britânico e da língua falada na Terra da Rainha. Então, para ele não é nada difícil homenagear Lennon cantando em inglês. Além do que, seu timbre de voz lembra a do ex-beatle nessa versão sem overdubs lançada esse ano.
O ex-Mutantes não poderia ficar sem homenagear o ex-beatle, uma de suas principais referências musicais. A versão de "Give Peace a Chance" é bem "a cara" do nosso eterno "Loki" e está na coletânea “Dê Uma Chance à Paz: John Lennon, uma homenagem”, de 2000.
A Rainha do "tira o pé do chão", Ivete Sangalo, e a supermodelo Gisele Bündchen criaram um momento inesquecível na memória dos brasileiros quando, juntas, subiram ao Palco Mundo do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 2017, para cantar o maior hino de Lennon.
Esse é um dos maiores exemplos de que a força musical criada por Lennon ultrapassa barreiras e pode ser adaptada a qualquer estilo. A dupla sertaneja Jorge e Mateus homenageou o cantor inglês com uma versão bem a caráter.
+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'