Ouça algumas faixas que deram origem a alguns dos sons de grande sucesso na década
Redação Publicado em 29/12/2019, às 17h00
Usar samples (trechos de outras canções para criar uma nova música) é algo comum na indústria fonográfica. Alguns gêneros, como o hip-hop e a música eletrônica, são estéticamente conhecidos por utilizar essa técnica.
Um exemplo: já parou para pensar o que seria de "Suicidal Thoughts" de Notorious B.I.G sem o trecho de "Lonely Fire", de Miles Davis? Ou até mesmo do explosivo single "Crazy In Love" de Beyoncé sem "Are You My Woman (Tell Me So)" do The Chi-Lites?
Tendo isso em vista, muitas artistas usaram trechos de músicas para criar novos hits e dar o tom musical da década. Ouça aqui as faixas que deram origem a alguns dos sons de grande sucesso:
"Emotions" conquistou o primeiro lugar no Hot 100 da Billboard em 1991 e foi a quinta faixa consecutiva da artista a alcançar o posto. Quase três décadas depois, em 2018, Drake utilizou os vocais de Mariah para introduzir a faixa "Emotionless", do disco Scorpion.
Quando lançada, a artista repostou a música no Twitter como agradecimento ao feito do rapper.
🔥🔥🔥 @Drake pic.twitter.com/FBcfOBMS69
— Mariah Carey (@MariahCarey) July 1, 2018"
"Crazy in Love" é uma das músicas mais icônicas da carreira da Beyoncé e os primeiros acordes do single de estreia levaram a cantora direto para os holofotes.
Os metais presentes na entrada triunfal na indústria da música veio de "Are You My Woman” do quarteto norte-americano The Chi-Lites, sucesso nos anos 1970.
Um dos maiores sucessos de 2017 foi a parceria entre Rihanna e DJ Khaled em "Wild Thoughts". O beat da faixa utiliza trechos da música "Maria Maria" do duo The Product G&B e o guitarrista Santana.
De autoria do grupo de hip-hop The Beatnuts, "Watch Out Now" foi utilizada como sample em uma música da Jennifer Lopez: "Jenny From the Block".
"Gimme! Gimme! Gimme!" estourou pela primeira vez pela voz de ABBA. 26 anos depois, a faixa virou a introdução instrumental do hit "Hung Up" de Madonna, principal single do décimo álbum de estúdio, Confessions on a Dance Floor, lançado em 2005.
Assim como "Crazy in Love", de Beyoncé, "Toxic" é um dos maiores hits de Britney Spears. E para encontrar a melodia icônica da canção, os produtores buscaram na Índia, com "Tere Mere Beech Mein", faixa da trilha sonora de um filme Ek Duuje Ke Liye, lançado em 1981.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja