Simples e cativante, este recurso cinematográfico consegue ser adaptado para as mais diversas narrativas
Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 28/11/2020, às 18h00
Utilizado para criar mais intimidade entre os personagens e os espectadores, a quebra da quarta parede ganhou popularidade na televisão por meio de séries de sucesso, como The Office e Fleabag.
O conceito é simples: o personagem olha para a câmera ou conversa diretamente com o público, revelando pensamentos íntimos sem precisar se expor para os outros personagens em cena.
Apesar da simplicidade, este recurso cinematográfico é muito versátil e ganha novas facetas cada vez que é adaptado para uma narrativa. Se você é daqueles que adora se sentir cúmplice do protagonista, confira a lista da Rolling Stone Brasil de seis séries que quebram a quarta parede. Confira:
Uma série hit dos anos 1990 que quebra a quarta parede é Um Maluco no Pedaço. O seriado estrelado por Will Smith usa este recurso apenas em alguns momentos específicos para dar destaque a algumas reações e realçar um momento cômico.
+++LEIA MAIS: Além de Friends: 8 sitcoms que marcaram os anos 1990 [LISTA]
Sex and the City não é uma série conhecida pela quebra da quarta parede, mas os fãs mais antigos da séries devem lembrar que o recurso foi utilizado várias vezes durante a primeira temporada da sitcom.
Aos longo dos 12 primeiros episódios, Carrie faz comentários para o público durante conversas e situações embaraçosas. Porém, a primeira temporada foi como um teste para o recurso, que deixou de ser usado a partir da segunda temporada.
+++ LEIA MAIS: Mr Big teria morrido em terceiro filme de Sex and the City
Com Steve Carell, John Krasinski e Rainn Wilson no elenco, The Office constrói uma narrativa inteira a partir da quebra da quarta parede. O seriado é filmado no estilo de um mocumentário e acompanha a vida dos funcionários da Dunder Mifflin, que frequentemente dão entrevistas e trocam olhares com a câmera.
+++ LEIA MAIS: 10 segredos de bastidores The Office que você provavelmente não sabia [LISTA]
Os alunos da Universidade Comunitária de Greendale frequentemente demonstram ter consciência de que estão dentro de um programa de televisão, seja por meio de números musicais, olhares nada discretos para câmera e comentários sobre os personagens estarem em um episódio.
+++ LEIA MAIS: Por que o elenco de Community teve um chat sem Donald Glover, o Childish Gambino?
Criado e protagonizado por Michaela Coel, Chewing Gum acompanha a vida da religiosa Tracey Gordon, que decide deixar alguns velhos hábitos para trás para perder a virgindade. O enredo por si só é engraçado, mas a série fica ainda mais hilária com as interações de Tracey com a câmera, que ressaltam ainda mais a personalidade excêntrica e inocente da protagonista.
Normalmente, a quebra da quarta parede é usada em momentos chave para fazer uma revelação pontual. Mas já imaginou como seria se o protagonista mantivesse uma conversa contínua com o público?
O resultado seria algo parecido com o Fleabag, série criada, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge. De forma original e brilhante, a protagonista interrompe praticamente todas as conversas da trama para fazer comentários ou explicações, transformando o espectador em um personagem, cúmplice e consolo dos pensamentos de Fleabag.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer