- Green Day Tocando em Berkeley em 1992 (Foto: Cortesia de Rob Carvalho)

Dente quebrado e lama: Green Day relembra show histórico de 1994

Banda fez um dos shows mais icônicos de sua carreira Woodstock

Redação Publicado em 30/04/2019, às 16h27

Dookie é até hoje considerado por muitos o melhor trabalho do Green Day. O disco é de 1994, e marca uma das épocas mais punks da banda. Faixas como “Longview”, “When I Come Around”, “Welcome to Paradise”, “She” e “Basket Case” são algumas de maior sucesso.

O disco foi o responsável por mostrar a banda ao mundo. E uma das suas principais apresentações foi no festival Woodstock de 1994. O Green Day tocou só nove músicas, e dessas, sete foram de Dookie. A apresentação durou só meia hora. Mas esse tempo foi mais do que suficiente para prometer para a plateia uma banda incrível e um show histórico.

+++ Em vídeo de 1990, Green Day adolescente toca faixas de futuros discos em escola

A galera que estava assistindo correspondeu, e o show não demorou para virar um verdadeiro pandemônio com guerra de lama e os próprios músicos apanhando. Tré Cool, o baterista, contou ao Member Guest Podcast como foi o show que mudou a vida da banda, conforme disse.

“Foi um show de bosta. Era um negócio patrocinado pela Pepsi e tinha transmissão nas TVs de todo o mundo, e toda banda importante estava lá. Foi louco. E é claro que as pessoas começaram a pular a cerca e entrar de penetra, e aí virou um caos. Nessa hora o tempo piorou e começou a chover pra caramba, e todo o lugar virou um lamaçal. Foi caótico, e funcionou muito bem para o Green Day dominar o palco e abrir os portões do inferno”, relembrou.

+++ Formada por meninos de 8 a 12 anos, Color Killer pode não ser popular na escola, mas quer conquistar o punk 

“De repente uma guerra de lama começou. Eles estavam jogando no palco, e a gente começou a atirar de volta. A gente tentou continuar tocando, mas o Billie [Joe, guitarra e vocal] e o Mike [Dirnt, baixo] estavam sendo atingidos. Foi punk pra caralho e ninguém esperava por isso.”

No final da apresentação, a guerra tomou proporções astronômicas. Os músicos estavam cobertos com lama até a cabeça, e os instrumentos inundados. Os fãs começaram a subir no palco para stage divings e brincar com os músicos “O Mike chegou a ser abordado por um segurança. Ele estava tão sujo que não sabiam quem era. Eles quebrou o dente e trincou o cotovelo! Foi muito exagerado, se você ver o vídeo. O cara agarra o Mike e joga ele no chão, e era um segurança enorme!”

+++ Conheça a história de 21st Century Breakdown, disco do Green Day que vai virar HQ

Veja o show completo:

 

+++ Mano Brown, Parangolé e Arctic Monkeys: Rincon Sapiência escolhe os melhores de todos os tempos em 1 minuto

música show notícias green day guerra 1994 billie joe Woodstock Mike Dirnt lama dookie tre cool

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja