- Donald Trump e Greta Thunberg (Foto 1: Mark Seliger e Foto 2: Lito Lizana/SOPA Images/Shutterstock)

Depois de "pirralha" e Bolsonaro, Greta Thunberg zoa Trump no Twitter

A menina de 16 anos é ativista em questões ecológicas - principalmente conscientização sobre aquecimento global - e atrai farpas de líderes globais com o triplo da idade dela

Peter Wade / Rolling Stone EUA e Yolanda Reis / Rolling Stone Brasil Publicado em 12/12/2019, às 15h28

Donald Trump anda obcecado em ser a Pessoa do Ano da Time. Desde 2013, retuita apoiadores que diziam que ele merecia essa honra. E por anos antes dele ser de fato nomeado - em 2016 -, compartilhava uma capa da Time feita no Photoshop com uma foto dele e com a manchete  "O Aprendiz [programa dele] arrasa!”

Então, não é realmente surpresa que o anúncio da Pessoa do Ano de 2019 - para a ativista de 16 anos Greta Thunberg, que é abertamente crítica às declarações de Trump negando o aquecimento global - incomodaram Trump a ponto dele twittar que ela precisa trabalhar “em seus problemas de controle de raiva.”

+++ LEIA MAIS: Green Day muda letra de American Idiot para atacar Donald Trump

“Ridículo,” escreveu Trump - que é 57 anos mais velho do que a adolescente. “Greta precisa trabalhar em seus problemas de controle de raiva, e então ir assistir um filme da maneira antiga com alguma amiga. Relaxe, Greta, Relaxe!”

Alguns minutos depois da publicação do Trump, Thunberg - atrevida e piadista - respondeu ao atualizar a bio do Twitter dela: “Uma adolescente trabalhando nos problemas de raiva. Atualmente relaxando e assistindo um filme da maneira antiga com uma amiga.”

+++ LEIA MAIS: Nova HQ do Batman faz alusão a Bolsonaro com tuíte de personagem chamado JM Bozo

Esta semana, foi a segunda ofensa que Greta Thunberg recebeu de um líder global. Na terça, 10, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro declarou em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, que a ativista é uma “pirralha.”

“Como é, índio? Qual o nome daquela menina lá?,” espezinhou Bolsonaro. “Não, lá de fora, lá. Aquela Tabata, não. Como é? Greta. A Greta já falou que os índios morreram porque estão defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Uma pirralha.”

+++ LEIA MAIS: Alexandre Frota pede ajuda a Pabllo Vittar para tirar Bolsonaro do poder

A resposta da garota? Também petulante e passivo-agressiva: alterou a descrição da bio no Twitter: “Pirralha,” lia-se, simplesmente. O termo virou trend no Brasil - e ela voltou à descrição habitual algumas horas depois. 

Também não é novidade que a garota seja cutucada por Trump, que já tentou desacreditá-la por estar dentro do espectro autista e da síndrome de Asperger. Em setembro, o presidente dos EUA republicou um vídeo do discurso de Greta nas Nações Unidas, alertando sobre consequências do aquecimento global. “Ela parece uma garotinha muito feliz procurando por um futuro brilhante e maravilhoso. Tão legal ver isso,” ironizou o político.

+++ LEIA MAIS: Kanye West reafirma apoio a Trump: “nunca tomei uma decisão com base na minha cor”

Talvez Trump precise que Melania, esposa dele - que declarou que cyberbullying seria uma das suas causas principais como primeira dama - lembre-o de “Ser Melhor,” e não sair por aí perseguindo adolescentes no Twitter.

+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'

entretenimento notícias bolsonaro trump adolescente controle raiva Greta thunberg 16 anos pirralha

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições