A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas
Malu Rodrigues Publicado em 24/11/2019, às 15h00
Nesta terça, 19, os integrantes do The Who foram os primeiros a serem homenageados e receberem uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres - atração inaugurada no mesmo dia.
A partir de agora, vários artistas consagrados poderão ser incluídos na caçada e ganhar a placa no formato de um gravador de música. A cada ano, 20 grupos e pessoas influentes da indústria musical serão homenageadas.
+++LEIA MAIS: Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?
Os organizadores comunicaram à imprensa que os artistas serão escolhidos por uma comissão e entrarão em diversas categorias: ícone, inovador, inspiração, indústria, herói anônimo e artista do ano.
Além do The Who, muitos artistas britânicos merecem conquistar o tributo no país natal. A história de algumas personalidades como David Bowie, Pink Floyd e Led Zeppelin.
Separamos 13 artistas britânicos que poderiam ganhar uma placa na Calçada da Fama da Música em Londres. Confira:
O quarteto de Liverpool é indiscutivelmente uma das maiores bandas do mundo. George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney e John Lennon são músicos influentes e merecem uma placa na calçada pelos trabalhos produzidos. A discografia do grupo é tão genial que o último álbum gravado pelo Fab Four, Abbey Road, ocupa o 12º lugar da lista de 200 álbuns definitivos no Hall da Fama do Rock, e o 14º nos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, ranking da Rolling Stone.
+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular
O músico explodiu na cena do rock em meados dos anos 1960, em Londres, depois do lançamento da música que o fez ter sucesso, “Space Oddity”. Bowie é um dos artistas mais inovadores da indústria musical.
+++ LEIA MAIS: David Bowie: história em quadrinhos sobre a vida do cantor será lançada em 2020
Elton John marcou a trajetória britânica com mais de 30 álbuns de estúdios gravados. O cantor continua influenciando a indústria, e neste ano foi lançado o filme Rocketman, o qual conta a história do músico.
+++ LEIA MAIS: Elton John relembra encontro com Elvis Presley que o levou a prever a morte do cantor
O grupo de rock formado em 1968 trouxe o experimentalismo, a inovação e o começo do heavy metal para a indústria. Os integrantes Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham com certeza merecem ter um lugar na Calçada de Londres.
+++ LEIA MAIS: Jimmy Page explica porque o Led Zeppelin é a melhor banda do mundo
A rebeldia e genialidade dos Rolling Stones conquistaram o mundo nos anos 1970. Em 2013, a Rolling Stone EUA posicionou a banda em 4º lugar na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”.
Eric Clapton é um músico famoso pelo talento com a guitarra. Ele começou a carreira em 1962, e no ano seguinte se juntou ao grupo de rock Yardbirds. Após dois anos, o britânico entrou para o Bluesbreakers e depois para o Cream. A carreira solo de Clapton começou apenas em 1970. Na trajetória musical, o músico vendeu mais de 100 milhões de discos solos ao redor do mundo e apareceu três vezes no Hall da Fama do Rock.
+++ LEIA MAIS: Como Eric Clapton reagiu ao ser chamado para entrar nos Beatles por John Lennon?
O músico fez sucesso na indústria com o estilo punk rock nos anos 1970. Inovou o estilo dentro da banda Generation X, e depois partiu para uma carreira solo de sucesso nos anos 1980.
O experimentalismo e as letras pesadas do Radiohead marcaram a música dos anos 1990. A qualidade da banda inglesa é alta, e o disco Kid A (2000) foi considerado pelos críticos da Rolling Stone EUA, da Pitchfork e do Times o melhor álbum da década.
+++ LEIA MAIS: Radiohead: 7 músicas incríveis que você provavelmente nunca ouviu
Formada em 1970, a banda misturou com primor diferentes estilos musicais, como rock, pop, clássico, rock progressivo e metal. O Queen é um dos grupos mais influentes que já existiram. Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon merecem a homenagem.
+++ LEIA MAIS: Qual música do Queen mais emocionava a mãe de Freddie Mercury após morte do cantor?
O líder do rock progressivo ganhou notoriedade nos anos 1960 com as letras filosóficas e o experimentalismo. O disco The Wall foi um marco na indústria, e comemora 40 anos em 2019 com 26 faixas e o hino "Another Brick in the Wall, Part 2".
+++ LEIA MAIS: David Gilmour não nega reunião com Pink Floyd, mas também não menciona Roger Waters
A sonoridade suave e bem produzida do Fleetwood Mac é o que torna a banda uma das mais conhecidas da história britânica. As mudanças de estilos do grupo ao longos dos anos 1960 e 1970 mostra a genialidade da banda.
+++ LEIA MAIS: Fleetwood Mac: 10 coisas que você não sabia sobre o disco Tusk
O quarteto punk com inspirações no rockabilly, R&B, honky-tonk e reggae mostrou para o mundo músicas com cunho poĺítico. A rebeldia do grupo resultou em um dos maiores discos dos anos 1980, o icônico London Calling.
+++ LEIA MAIS: Como o The Clash se tornou imortal com o disco London Calling, lançado há 40 anos
O lançamento do primeiro disco do grupo, Black Sabbath, em 1970, marcou o surgimento do heavy metal. A influência da banda no cenário musical é gigante.
+++ LEIA MAIS: Black Sabbath anuncia duas músicas inéditas em novo e raro box de vinis clássicos
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições