- Kunumi MC (Foto: Reprodução/Instagram)

Dia da Resistência Indígena: Conheça 5 nomes do rap indígena [LISTA]

Na música, diversos artistas encontram espaço para transmitir a luta das comunidades indígenas

Camilla Millan Publicado em 19/04/2021, às 20h30

Nesta segunda,19, comemora-se o Dia da Resistência Indígena no Brasil. As lutas indígenas são várias: por terra, condições dignas de moradia e trabalho, pelo fim dos estereótipos, contra a violência e mais - na música, todas as causas encontram um importante meio de expansão e resistência.

Vozes indígenas por todo o país cantam sobre as lutas dos povos e a busca pelos direitos. Diversos artistas se apoiam no rap para falar sobre a difícil realidade das comunidades indígenas brasileiras - e com a arte conseguem quebrar antigos (e ainda disseminados) estereótipos sobre os povos tradicionais. 

+++LEIA MAIS: Desmatamento pode cortar Xingu ao meio, aponta relatório

A música é um importante espaço no qual muitos indígenas conseguem combater o preconceito, apagamento histórico e cultural. Para marcar o Dia da Resistência Indígena, a Rolling Stone Brasil listou 5 nomes do rap indígena que transmitem, na arte, a luta das comunidades.

Kunumi MC

O guarani Kunumi MC canta rap para falar sobre a história do seu povo e sobre a demarcação de terras indígenas. Em 2017, o rapper lançou o EP My Blood is Red e em 2018 o disco Todo Dia É Dia de Índio. No ano seguinte, estreou, em parceria com Criolo, o single “Demarcação Já, Terra, Ar, Mar”, e tem diversos grandes lançamentos. 

+++LEIA MAIS: Disney vai alterar representação pejorativa de povos indígenas em atração dos parques


Brô Mc's

Formado por Bruno Veron, Clemersom Batista, Kelvin Peixoto e Charlie Peixoto, o Brô MCs é considerado o primeiro grupo de rap indígena no Brasil. Os integrantes da etnia guarani-kaiowá cantam sobre diversos temas, entre eles os povos tradicionais, a luta de terras e o cotidiano das aldeias. 


Kaê Guajajara

As músicas de Kaê Guajajara provocam e denunciam. Com letras sobre preconceito, ancestralidade e resistência, a rapper tem diversas músicas incríveis com melodias envolventes. A artista quer passar importantes mensagens por meio das canções, como em “Mãos Vermelhas”: “Ainda resistimos, em tantos tons e vivências.”

+++LEIA MAIS: Indígena de 15 anos acusa Bolsonaro em conferência da ONU: ‘Dívida histórica por parte do governo’


Souto MC

Com ascendência do povo Kariri, Souto MC tem uma década no rap - e canta para se reconectar com a ancestralidade. Crescida no centro urbano, a artista lançou o disco “Ritual” para mesclar o mergulho nas culturas indígenas com uma discussão sobre hip hop.


MC Wera

Inspirado em Racionais e RZO, MC Wera canta em busca de justiça para os Guarani Myba no Pico do Jaraguá, na cidade de SP. Com muito trap, o músico fala sobre a resistência dos povos indígenas e o cotidiano da aldeia.


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

música notícia brasil LISTA luta dia 19 indígena nomes abril resistência indígena

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer