O filme de Petra Costa detalhou a trajetória da política brasileira desde 2002, com a eleição de Lula, até o impeachment da ex-presidente
Redação Publicado em 13/01/2020, às 19h06
Dilma Rousseff (PT), ex-presidente do Brasil, comemorou nesta segunda, 13, a indicação de Democracia em Vertigem (2019), filme de Petra Costa que detalhou o processo de impeachment da petista em 2016, ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário.
Em seu site oficial e em nota à imprensa, Rousseff parabenizou Costa e a equipe do documentário, além de elogiar a forma de condução da produção. Leia o texto na íntegra:
“Denúncia do golpe no Oscar
A história do Golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário Democracia em Vertigem. E, para surpresa de alguns, ganhou hoje indicacao ao Oscar.
O filme mostra o meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema-direita em 2018.
Parabéns a Petra e à equipe do filme pela indicação ao Oscar. A verdade não está enterrada. A história segue implacável contra os golpistas.
Desde o lançamento, a narrativa política de Costa em Democracia em Vertigem chamou a atenção da crítica especializada. Foi posicionada como um dos melhores filmes de 2019 pelo New York Times e tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Agora, o filme de Petra Costa concorrerá ao Oscar 2020 ao lado de Indústria Americana (produzido por Michelle e Barack Obama, ex-presidente dos EUA), The Cave, For Sama e Honeyland. Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2020 clicando aqui.
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja