Dilma, por Celso Kamura

Menos "bruta", "gorda" e "arrogante", Dilma Rousseff ganha novo visual pelas mãos do hair stylist

Por Rodrigo Barros Publicado em 19/05/2010, às 11h06

A pré-candidata à presidência da República, Dilma Rousseff, 62, está mais uma vez de cara nova. Na epopéia dos últimos dois anos, a mineira passou por diversas transformações. Dilma já apareceu nas TVs e nos jornais de tudo o que foi jeito: cabelo curto, encrespado, alisado, de peruca, quando do tratamento contra um câncer no sistema linfático; tudo tão rápido que parece ao mesmo tempo. Trocentas mudanças.

Agora, convidado pelo marketeiro João Santana para renovar o visual da ex-ministra-chefe da Casa Civil, o hair stylist Celso Kamura é o responsável pelo novo look da petista. "Trabalho com a Marta Suplicy há mais de dez anos, e na última eleição tinha conhecido o João. Foi por isso que ele se lembrou de mim", diz. Kamura é o queridinho de celebridades e personalidades como Gianne Albertoni, Grazi Massafera, Ana Hickmann, e até a embaixatriz da França, Rosária Amaral.

"Ele não me pediu nada em especial. Deu algumas dicas sobre a personalidade dela e como ela era. Mas, sobre o look mesmo, não sinalizou nenhuma direção". E o novo trabalho, desta vez, com a pré-candidata presidencial, o deixou preocupado. "Fiquei bem tenso de vir à Brasília cortar o cabelo dela", revelou. "Pensei que fosse uma mulher diferente do que eu a imaginava. Fria. Sei lá. Mas, na hora, foi superagradável. Ela acatou a tudo que sugeri. Foi bem fácil e até me surpreendeu."

Em Brasília, após preparar Dilma Rousseff para uma sessão de fotos nesta terça-feira, 18, Celso Kamura atendeu com exclusividade a Rolling Stone Brasil.

Você se sente lisonjeado em trabalhar agora com uma pré-candidata presidencial?

Eu adoro criar o visual das pessoas. É uma de minhas características. Portanto, as pessoas que vão cortar o cabelo comigo esperam uma mudança. É isso que gosto de fazer. Me empolgou, por achar que ela era uma mulher "bruta" pra eu trabalhar. Se aceitasse minhas sugestões, ficaria bem. Acho que o resultado foi bacana. Então, primeiro pensei nesse lado meu, mesmo, de criar um look para uma pessoa. E fazer isso com uma pessoa pública é tenso. Mas, fui na minha. "Vou fazer o meu trabalho", pensei. Acredito que o resultado foi bom. E depois vem a recompensa, quando as pessoas gostam. É bacana.

Então foi como lapidar uma joia bruta?

Peguei uma pessoa "bruta", no sentido de ser limpa. Eu teria muito o que fazer. Tinha que dar um look pra ela, pois estava muito sem personalidade. Achava que aquele cabelo que ela usava e aquela maquiagem não diziam quem era a mulher. Era sem personalidade. Não era ela, realmente.

Você tinha essa impressão da imagem de Dilma na TV e nos Jornais. Essa relação mudou sua forma de entendê-la?

Minha opinião sobre ela mudou, e acho que a opinião dela sobre beleza também mudou. Isso foi o mais bacana.

E o que foi feito?

Cortei o cabelo dela curto e tirei a lateral e a parte de trás que a deixava gorda. Desfiei bem a lateral e a nuca e projetei o volume para a parte de cima, para fazer com que a imagem dela ficasse mais longilínea, mais fina.

Foi o primeiro corte?

Já tinha cortado o cabelo dela na última sexta-feira. Hoje ela tinha umas fotos para fazer. Foi uma nova oportunidade.

Como ficou a maquiagem?

A maquiagem é mais leve, mais bacana. A sugestão era maquiar mais os olhos. Ela sempre teve os olhos quase sem maquiagem. E o "maquiar mais os olhos" foi muito simples: contornar os olhos com mais de preto para dar um olhar mais forte. Ficou mais bonita.

E as sobrancelhas?

A sobrancelha dela tem uma arqueada, que eu falo que dá à mulher uma certa arrogância. Então eu tirei na parte de cima, para o olhar ficar mais normal, mais suave, sem o ar de arrogância. Mas a mudança foi sutil. Acho que ela se transformou, ficou com uma aparência de seriedade e com uma personalidade mais forte. Ou seja, é o cabelo curto, com o volume pra cima que deixa o rosto mais fino, e a maquiagem com o olhar mais forte.

Você passa a atendê-la a partir de agora?

Ela já tem uma cabeleireira oficial. Mas acho que em algumas coisas mais publicitárias, como filmes, por exemplo, eu devo ser chamado.

Como ficou o antes e o depois, em sua opinião?

Ela está simplificando o look para melhor. As roupas estão mudando. E é muito simples mudar o visual. A maquiagem e o cabelo ficaram mais fáceis de arrumar. A maquiagem só precisa de um lapisinho, que já faz a diferença. Ela simplificou e ficou mais bonita.

É o começo de uma nova amizade?

Acho que sim. Ela é muito simpática.

O novo look vai agradar ao público?

Para as pessoas que têm bom gosto, sim. Com certeza.

Vai fazer inveja?

Eu espero que vire moda. Todo mundo de Carolina Herrera.

dilma-rousseff celso-kamura

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja