O longa espanhol estreou na Netflix no dia 20 de março, e tem gerado muita discussão sobre a ambiguidade dos minutos finais
Redação Publicado em 31/03/2020, às 07h30
O texto a seguir contém spoilers absolutos de O Poço!
No dia 20 de março, a Netflix disponibilizou O Poço, filme espanhol que, além de ser amplamente elogiado, deu muito o que falar, pelas reflexões que provoca, pelas cenas chocantes e também pelo final aberto, que muitas pessoas tentaram decifrar e compartilharam as respectivas conclusões nas redes sociais.
Mas para acabar com os debates, Galder Gaztelu-Urrutia, diretor do longa, contou, em entrevista ao Digital Spy, o que ele quis dizer com o desfecho: e vai muito além da mera crítica ao capitalismo que muitos apontaram.
"Com certeza achamos que é necessária uma melhor distribuição de riquezas, mas o filme não é estritamente sobre capitalismo", começou.
E acrescentou: "Pode haver uma crítica ao capitalismo no início, mas mostramos que assim que Goreng e Baharat tentam convencer os outros prisioneiros a adotar o socialismo e deliberadamente dividir a comida, acabam matando metade das pessoas que eles queriam ajudar".
"No fim, o problema surge quando você exige a colaboração de todo mundo, e vê que não chegou a nenhuma grande conquista. Goreng faz aquilo que planejou, como levar a panna cotta para o nível mais baixo, mas ele não mudou o pensamento de ninguém sobre dividir a comida", explicou Gaztelu-Urrutia.
Apesar de admitir que o final foi feito para deixar as pessoas confusas e reflexivas, o diretor contou que, para ele, "o andar mais baixo não existe. Goreng morre antes de chegar lá, e aquilo é apenas a interpretação dele sobre o que precisava fazer".
E para provocar ainda mais a curiosidade de quem gostou de O Poço, o cineasta finalizou: "Nós chegamos a filmar um fim diferente, que mostra a menina chegando ao primeiro nível, mas tiramos do filme. O que acontece lá eu deixo para a imaginação de vocês."
+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja