'Angel' reúne, segundo fãs da cantora, faixas não lançadas que já circulavam pela internet desde 2009
Rolling Stone EUA Publicado em 05/03/2019, às 10h29
Rihanna vai lançar novas músicas neste ano, sim, mas o disco que surgiu nos catálogos do iTunes e da Apple Music no fim de semana não é esse. Ainda assim, o álbum chamado Angel, um compilado de faixas inéditas, rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Ficou tão popular que entrou nas paradas mundiais do iTunes, ocupando a 67ª posição.
É um disco real? Sim. E não. Embora Rihanna seja de fato quem canta em Angel, o trabalho reúne músicas nunca lançadas que, de acordo com fãs da Rihanna, circulam pela internet com mais ou menos destaque desde 2009. Em algumas horas, o disco saiu do catálogo di iTunes e Apple Music - e a Apple não emitiu comentário sobre o assunto.
O vazamento, ou falso vazamento, não teve sua fonte encontrada ainda. Ainda assim, as circunstâncias são similares ao outros discos não autorizados, de Beyoncé e SZA, que surgiram nas plataformas de streaming em janeiro.
Nos dois casos, um usuário publicou os discos por meio de um serviço de distribuição digital de música independente no Spotify e na Apple Music. O álbum da Beyoncé foi ao ar sob o nome de "Queen Carter" e o de SZA chegou às plataformas como "Sister Solana".
Líderes da indústria musical dizem que a existência de música não autorizada, roubada ou falsa, é constante desde que os serviços de streaming passaram a dominar o modo de se ouvir música no cotidiano, dada a imensa quantidade de faixas que são incluídas nessas plataformas a todo o momento e à falha na tecnologia de averiguar a veracidade de cada uma das canções.
"Esse tipo de coisa acontece o tempo todo", diz Larry Miller, diretor do programa de mercado da música na universidade Steinhardt School of Music, em Nova York, à Rolling Stone EUA. "As pessoas apenas só não sabiam disso porque não é sempre que acontece com um dos maiores artistas do mundo. Esses vazamentos são causados pela mudança na distribuição da música."
A equipe de Rihanna não comentou o vazamento. No ano passado, a cantora disse estar trabalhando em um novo disco com previsão de lançamento para 2019. Não há, contudo, mais informações sobre o álbum.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja