A plataforma contém alertas de conteúdo discriminatório em certos títulos, que não podem ser pulados pelo usuário
Redação Publicado em 18/11/2020, às 11h09
O Disney+ implementou avisos de conteúdo com "representações negativas e/ou tratamento incorreto de pessoas, ou culturas" em algumas das animações clássicas do estúdio como Peter Pan (1953), Dumbo (1941), Fantasia (1940) e outros.
O repórter da Folha, Rodrigo Salem, chamou a nova medida de uma "autocrítica" dos estúdios Disney, resultado da crescente onda de processos antirracistas nos EUA desde outubro de 2019 até hoje.
+++LEIA MAIS: Como The Mandalorian resgatou (e abraçou) a verdadeira essência de Star Wars [ANÁLISE]
Na Disney+ americana, conta Salem, o alerta para conteúdo racista dura 12 segundos, não pode ser pulado pelo usuário e contém a seguinte mensagem (em tradução livre): "Esses estereótipos eram errados no passado e são errados hoje em dia. Em vez de eliminarmos esse conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com isso e provocar discussões para criarmos um futuro mais inclusivo juntos."
Entretanto, no momento desta publicação, a versão brasileira da plataforma ainda não contém o alerta. A assessoria da Disney confirmou a implementação da medida, sem informar qual o conteúdo oficial do aviso em português. O que consta, atualmente, são os dizeres "pode conter aspectos culturais desatualizados" nas sinopses dos clássicos:
+++ LEIA MAIS: Os 99 melhores filmes da década de 2010
No site Stories Matter (histórias importam), a The Walt Disney Company detalha a nova conduta a respeito dos clássicos e como foram feitas parcerias com especialistas dos movimentos sociais para definir o equilíbrio entre exibir obras de época com a responsabilidade de reconhecer as desigualdades e preconceitos inerentes a ela.
Entre as organizações participantes da consultoria de conteúdos discriminatórios estão a Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos, Aliança Gay e Lésbica Contra Difamação (GLAAD) e Associação de Produtores Latinos Independentes e organizações de proteção de nativos-americanos e asiáticos.
+++ LEIA MAIS: Os 18 filmes cult que definiram o cinema da década de 2000 [LISTA]
Entre as representações alertadas pela Disney figuram Os Aristogatas (1970), com personagem gato siamês de traços asiáticos exagerados, sotaque forçado e toca piano com hashis. Também entram os personagens indígenas de Peter Pan, já que além de falarem um idioma ininteligível são chamados consecutivas vezes de "peles vermelhas".
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
+++ TOQUINHO: 'CADA COMPOSITOR TEM QUE BUSCAR A SUA VERDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja