Anunciada nesta segunda, 31, transação depende de aval de órgãos reguladores dos EUA e dos acionistas da Marvel
Da redação Publicado em 31/08/2009, às 14h25
A Walt Disney Company anunciou nesta segunda, 31, via site oficial, a compra da Marvel Entertainment.
A transação movimentará, em dinheiro e ações, algo em torno de US$ 4 bilhões e dará aos estúdios fundados por Walt Disney há 86 anos direito sobre o catálogo de mais de cinco mil personagens da gigante dos quadrinhos - inclua aí as trupes de X-Men, Homem de Ferro e Homem-Aranha, todas base para adaptações milionárias aos cinemas.
O acordo garantirá aos acionistas da Marvel US$ 30 mie fatia de 0,745 da ação para cada papel da editora no poder da Disney.
"Nós acreditamos que adicionar a Marvel ao portfólio de marcas da Disney forneça oportunidades significativas para crescimento a longo prazo e criação valiosa", declarou Robert A. Iger, presidente da empresa cujo maior símbolo é Mickey Mouse.
Na mesma nota, Ike Perlmutter, chefe-executivo da Marvel, retribuiu o afago: "A Disney é a casa perfeita para o fantástico catálogo de personagens, estando provada a habilidade [da companhia] para expandir o conteúdo criativo e licenciar negócios".
Os conselhos administrativos das duas empresas já acordaram o fechamento do negócio. Falta, agora, a aprovação dos órgãos de regulação dos Estados e dos acionistas da Marvel.
A aquisição deixa em seu rastro dúvidas a respeito da adaptação de obras da Marvel aos cinemas. A Fox, por exemplo, detém os direitos de X-Men e tem planos de realizar novos filmes da franquia - entre eles, o segundo filme de Wolverine e outro dedicado ao mutante Deadpool.
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres