- Taylor Swift em cena de Miss Americana, documentário dirigido por Lana Wilson. (Foto: Reprodução / Netflix)

Crítica tem opiniões polêmicas sobre 'Miss Americana', de Taylor Swift: 'Não escapa da bolha de popstar'

Lançado na última sexta, 31, na Netflix, a produção dirigida por Lana Wilson narra os detalhes sobre a carreira da cantora pop e as dificuldades que enfrentou

Redação Publicado em 04/02/2020, às 13h05

Inicialmente lançado no Sundance Film Festival, o documentário Miss Americana, dirigido por Lana Wilson que narra a astronômica carreira da cantora e compositora Taylor Swift, chegou à Netflix na última sexta, 31. 

+++LEIA MAIS: Billie Eilish, Taylor Swift e Guns N'Roses: Guia de shows internacionais no Brasil em 2020

Com a premissa de mostrar detalhes dos bastidores e a vida pessoal de Swift, como os distúrbios alimentares que sofreu, a mãe diagnosticada com câncer, as polêmicas que envolvem o rapper Kanye West, e o posicionamento durante as eleições de Donald Trump, a produção teve a atenção da crítica especializada e recebeu opiniões controversas. 

Para o New York Times, Miss Americana "abre uma janela rara e honesta sobre o que faz a estrela [Taylor Swift] funcionar". De acordo com a revista Variety, "é um retrato esclarecedor e empoderador de Taylor Swift em um momento de virada na própria carreira". 

+++LEIA MAIS: Taylor Swift revela luta contra distúrbio alimentar: ‘Era difícil ver fotos minhas’

Segundo o Collider, a produção é "uma história fascinante e sincera de como uma artista incrivelmente famosa, treinada para ser gentil e inofensiva, reconcilia seu crescimento como um ser humano político e feminista aos olhos do público". 

Enquanto a Pitchfork pontuou que a cantora "não consegue escapar da bolha de popstar" e afirmou que a produção é "sobre alguém que nunca vai ter que trabalhar em um emprego tradicional e que pagou pelo privilégio de não aprender algumas lições da vida que a maioria das pessoas aprende quando adolescentes ou aos 20 e poucos anos". 

O Stereogum também descreveu Miss Americana como uma produção que se atenta em reafirmar a imagem de "boa menina" de Taylor Swift e "não falha totalmente". 

Apresentado de forma bastante pessoal, o documentário é intercalado com muitas cenas no estúdio de gravação, a turnê Reputation, e momentos em que Swift desaba sobre o quão "necessita de aprovação e apoio das pessoas". A cantora também lamenta ao contemplar a ideia de que "ao chegar aos 30 anos, o tempo que ela tem nos holofotes é limitado", por isso, "precisa sempre se reinventar". 

Para promover o documentário, a cantora lançou "Only the Young", política e inspiradora, a faixa fala sobre a força dos jovens.

Assista ao trailer de Miss Americana abaixo: 


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL 

netflix música notícia Pop Review Documentário Cantora Taylor Swift grammy críticas Variety miss americana only the young

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições