- Dona Anicide Toledo (Foto: Oxalá Produções)
LANÇAMENTO

Dona Anicide: Mestra do Batuque de Umbigada é homenageada em álbum póstumo

O disco, com produção musical de Júlio Fejuca, conta com participações das cantoras Anelis Assumpção e Juçara Marçal

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 09/05/2024, às 14h57

Dona Anicide Toledo foi uma pioneira no Batuque de Umbigada Paulista. Ela fez história como primeira mulher a cantar e compor na tradição. Para celebrar a vida e a obra da artista, que faleceu aos 90 anos em 2023, chegou hoje às plataformas um álbum póstumo, com produção musical de Júlio Fejuca, batizado Dona Anicide (2024).

A obra conta com 15 faixas de modas tradicionais, releituras e parcerias inéditas. Entre as participações, estão as cantoras e compositoras Juçara Marçal e Anelis Assumpção, que aparecem nas faixas "A Dor de Um Amor" e "Sinhá Sereia - Remix," respectivamente. 

+++LEIA MAIS: Kayode expande universo musical em Flow da Pele (Deluxe): 'Aprendi a me desenvolver artisticamente'

O disco "nasce como uma forma de celebrar e registrar parte do processo de transmissão da cultura afro-brasileira entre gerações, especialmente por suas parcerias musicais, aliando mestres e mestras da Kaiumba - outro nome atribuído ao Batuque de Umbigada - a artistas pretos e pretas mais jovens, reconhecidos nacionalmente e que já estiveram em celebrações da tradição em diferentes momentos, criando uma relação de vida com a cultura batuqueira," segundo nota.

 

"Para mim, foi uma grande honra ter feito os arranjos e a produção do disco de Dona Anicide. Como sou do interior de São Paulo e estudei sobre Umbigada na antiga ULM (Universidade Livre de Música), a sensação foi de voltar para casa, me sentia à vontade com as claves e com os sotaques desde o primeiro encontro," conta Fejuca. "A Umbigada é um gênero muito importante e a mestra tinha um domínio incrível da construção do batuque, mantendo a tradição. Fiquei encantado com tudo do primeiro ao último encontro, com ela, com os batuqueiros e batuqueiras, foi uma grande felicidade poder somar com o álbum da mestra.”

+++LEIA MAIS: 10 discos nacionais que completam 10 anos em 2024 [LISTA]

 

juçara marçal anelis assumpção Dona Anicide Anicide Toledo Júlio Fejuca

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja