O psicoterapeuta que ainda está processando Dre por suposto assédio perdeu a tentativa manter a ordem de afastamento concedida anteriormente
Por Nancy Dillon, da Rolling Stone Publicado em 06/11/2024, às 12h24
Artigo publicado em 4 de novembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Dr. Dre não é mais obrigado a manter distância do terapeuta de divórcio que o processou por 10 milhões por suposto assédio. Um juiz da Califórnia decidiu na terça-feira que o Dr. Charles Sophy não conseguiu provar que Dre, cujo nome de nascimento é Andre Young, representa uma ameaça à sua segurança física. A decisão significou que uma ordem de restrição anterior, concedida provisoriamente no mês passado, foi imediatamente revogada.
"O tribunal conclui que a parte solicitando a ordem de proteção não sustentou o ônus aplicável da prova e, portanto, o pedido é negado. Qualquer ordem de restrição temporária anteriormente emitida é, por meio deste, dissolvida", decidiu na tarde de terça-feira a juíza Melanie Ochoa do Condado de Los Angeles, segundo uma ordem minutada obtida pela Rolling Stone.
Sophy compareceu pessoalmente à audiência e deu depoimento ao vivo. Dre participou remotamente e testemunhou por vídeo. Em uma declaração juramentada apresentada na segunda, 4, Dre criticou a ação judicial de Sophy de 9 de outubro e o pedido de ordem de restrição de 11 de outubro como elementos de "uma tentativa equivocada de minar" sua reputação após Dre ter apresentado uma queixa contra Sophy junto à junta médica da Califórnia em maio passado.
Em seus próprios documentos judiciais, Sophy afirmou que Dre o submeteu a uma "investida sistemática e maliciosa" de "assédio insuportável" que o deixou usando um colete à prova de balas e temendo por sua vida. Ele disse que Dre o contratou em 2018 para mediar o colapso do casamento de décadas com sua agora ex-esposa, Nicole Young, mas depois se voltou contra ele após o acordo entre o casal no final de 2021. Ele afirmou que Dre lançou uma "campanha sustentada de mensagens de texto noturnas, ameaças de intimidação e violência, e retórica homofóbica" por quase um ano.
+++LEIA MAIS: Dr. Dre é acusado de 'assédio insuportável' por psicoterapeuta de divórcio
Dre admitiu em seu depoimento na segunda-feira que enviou algumas das mensagens de texto, mas disse que deveriam ser consideradas no contexto das ações alegadas de Sophy. Ele então negou a alegação de Sophy de que enviou pessoas ao endereço de Sophy para intimidá-lo.
"Em 2023, descobri que Sophy tentou envenenar meu relacionamento com meu filho, incluindo persuadi-lo a divulgar meus registros financeiros para a mídia como parte de suas tentativas de me pressionar a resolver meu divórcio em termos injustos. As mensagens de texto de 2023 que Sophy anexa ao seu pedido de TRO foram enviadas no contexto da minha descoberta de sua má prática e minhas tentativas malsucedidas de fazer Sophy me explicar por que ele estava realizando essas ações inadequadas", afirmou Dre em sua declaração.
+++LEIA MAIS: Dr. Dre quer competir nas Olimpíadas de Los Angeles: 'Estou falando muito sério'
"Sophy me acusou de enviar/mandar uma mensagem para ele dizendo 'que bebezinho você é' de um telefone descartável em 9 de outubro de 2024. Eu não enviei essa mensagem para ele", escreveu Dre. "Sophy me acusou de ter meus funcionários ou associados se passando por agentes do FBI, indo à sua comunidade fechada e perguntando ao segurança se poderiam falar com Sophy quase dois anos atrás. Eu não fiz tal coisa."
Dre incluiu em seus documentos de segunda-feira um relatório policial de 30 de setembro resumindo as alegações de Sophy. O relatório afirma que Sophy disse à polícia que estava "preocupado com sua segurança por causa de eventos recentes envolvendo P. Diddy devido ao comportamento violento de amigos de Young".
+++LEIA MAIS: Dr. Dre elogia 'sinergia' com Snoop Dogg após encerramento das Olimpíadas: 'Mágico'
Em um documento relacionado na segunda-feira, Dre e seu advogado, Howard E. King, argumentaram que a "prova" de Sophy de que sente angustia emocional "consiste inteiramente em invocar a caricatura racista que retrata homens negros, como Young, como inerentemente violentos."
"Sophy inexplicavelmente liga Young a P. Diddy — outro homem negro — e implica que os amigos de Young, muitos dos quais são homens negros proeminentes, se comportam violentamente sem qualquer evidência de violência contra Sophy ou qualquer outra pessoa", afirmou o documento que se opunha à ordem de restrição. King não fez comentários imediatos quando contatado na noite de terça-feira.
+++LEIA MAIS: Por que 50 Cent aceitou participar do show do intervalo do Super Bowl 2022?
"Hoje vimos um Andre Young visivelmente abalado afirmar que acreditava que o Dr. Charles Sophy ainda era seu psiquiatra quando o Sr. Young enviou mensagens ameaçadoras e abusivas. Vimos seu advogado ameaçar a carreira e o trabalho vitalício do Dr. Sophy. O Sr. Young fez o mínimo de aparição (via Zoom) necessário para apoiar um documento que lançou alegações feias e injustas de racismo contra meu cliente", disse o advogado de Sophy, Christopher Frost, em uma declaração enviada por e-mail para a Rolling Stone. "Sempre estivemos cientes de que estamos enfrentando uma celebridade neste caso e, embora possa ser fácil fazer essas alegações carregadas e desonestas e amplificá-las, isso não muda o fato de que o Dr. Sophy buscou ação legal exclusivamente por causa do comportamento consistente do Sr. Young. O medo do Dr. Sophy por sua segurança e os danos que sofreu são muito reais, ainda mais agora que o alívio temporário da TRO foi levantado. Continuaremos a perseguir vigorosamente o processo contra o Sr. Young, que não foi impactado pela decisão de hoje."
De acordo com seu processo de 22 páginas apresentado em 9 de outubro, Sophy alega que Dre lhe enviou um texto "abertamente ameaçador" por volta das 22h do dia 16 de fevereiro de 2023, afirmando que Sophy "teria que pagar". Sophy disse que respondeu, "Desculpe?", e que Dre supostamente respondeu, "Sim, você", e "Você é um pedaço de merda".
+++LEIA MAIS: Dr. Dre conta que sofreu três derrames após aneurisma cerebral em 2021
Sophy disse que tentou manter a calma e respondeu no dia seguinte com, "Bom dia, não tenho ideia do que você está se referindo e me disponibilizaria para discutir a qualquer momento. Obrigado." Ele diz que Dre respondeu enviando uma mensagem, "Você estragou tudo. Só para você saber, eu amo ser subestimado."
De acordo com a queixa, Dre enviou outra mensagem em 5 de março de 2023, que dizia, "O que aconteceu Doutor? Eu pensei que você queria conversar. Gato comeu sua língua? Você vai ter que me dar um pedido de desculpas por escrito. Caso contrário, estou seguindo em frente. Não estou brincando, confie em mim."
+++LEIA MAIS: Jay-Z critica Grammy por nunca ter premiado Beyoncé na categoria de Álbum do Ano
Em 4 de agosto de 2023, Dre supostamente enviou outra mensagem que dizia, "Não se preocupe, eu não me esqueci de você", afirma a ação. Sophy alega que a mensagem "particularmente sinistra" o deixou "mais temeroso por sua vida do que nunca."
"O Dr. Sophy vive com medo constante. Ele usa um colete à prova de balas sempre que sai de casa, tem medo de sair de sua casa e está constantemente olhando por cima do ombro. A gravidade do comportamento de assédio persistente de Young obrigou o Dr. Sophy a buscar reparação e proteção", alega o processo. "Ninguém deveria ter que viver com medo constante. Mas o Dr. Sophy vive - ironicamente por nenhuma outra razão exceto por tentar ajudar Young a resolver o conflito de sua própria família."
+++LEIA MAIS: Dr. Dre fala sobre o hip-hop atual "Se você não gosta, não ouça”
O processo inclui alegações de assédio civil e ameaça de violência com base na orientação sexual. Sophy está buscando indenizações compensatórias de pelo menos 10 milhões e danos punitivos a serem decididos no julgamento.
Em uma declaração no mês passado, King disse à Rolling Stone que Dre apresentou sua "queixa confidencial" contra Sophy com alegações de "negligência de deveres e incrível incompetência."
+++LEIA MAIS: Eminem e Snoop Dogg fizeram as pazes após aneurisma de Dr. Dre
"Essa queixa busca a revogação da licença do Dr. Sophy para fornecer aconselhamento de saúde mental a pacientes carentes. Em flagrante violação de todos os padrões aplicáveis de cuidado, o Dr. Sophy se inseriu em um divórcio contencioso enquanto tratava simultaneamente não apenas do Sr. e da Sra. Young, mas também de seus filhos. Ele foi demitido quando foi revelado que estava encorajando um de seus filhos a se posicionar contra o Sr. Young, inclusive incentivando seu filho a ir à imprensa com alegações falsas a fim de forçar um acordo financeiro que ele recomendou", disse King na declaração. "O Dr. Sophy tem consistentemente rejeitado as tentativas da Junta Médica de investigar essas alegações, mas agora apresentou esta ação desesperada enquanto o laço da Junta Médica está se apertando."
Amanda Bynes compartilha atualização sobre batalha para perder peso
Rihanna para pessoas que não gostaram de sua piada sobre fraude eleitoral: 'Cale a boca, Karen'
Selena Gomez responde a comentário sobre o corpo dela: 'Isso me deixa doente'
Duda Brack quer 'quebrar a 4ª parede' em apresentação no Rock The Mountain
Donald Trump derrota Kamala Harris e é eleito presidente dos Estados Unidos
Demi Moore compara eleição dos EUA com A Substância: 'É construído sobre puritanos, fanáticos religiosos e criminosos'