- Drauzio Varella no Fantástico (foto: reprodução/ TV Globo)

Drauzio Varella critica Bolsonaro após 100 mil mortes: 'Negou o perigo'

O médico falou ao Fantástico, na Globo, sobre o combate a pandemia de coronavírus

Redação Publicado em 10/08/2020, às 08h06

O médico oncologista e divulgador científico Drauzio Varella concedeu uma entrevista ao Fantástico, na TV Globo e criticou abertamente a postura do presidente Jair Bolsonaro(sem partido) no combate a pandemia de coronavírus no Brasil. A fala vem juntamente no final de semana que o país atingiu a marca de 100 mil mortes pela doença.

A mensagem de Varella foi transmitida também depois de Bolsonaro falar contra a edição do último sábado (dia 9) do Jornal Nacional, alegando que o noticiário "espalha "pânico na população e a discórdia entre os Poderes."

+++LEIA MAIS: Moro fala à Time: ‘Não entrei no governo para servir a um mestre’

Drauzio criticou também a China, que no início da epidemia omitiu informações importantes, o que causou com que muitas pessoas, inclusive ele, não "previssem a gravidade do vírus".

O médico, entretanto, disse que o Brasil ainda teve plena oportunidade de observar como outros países, principalmente na Europa, fizeram para tentar deter o avanço da covid-19 em fevereiro, mas ainda assim o governo Bolsonaro pecou nas medidas preventivas.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro tem 15 dias para pagar R$ 2,6 mil após perder ação para Jean Willys

"Tivemos mais de um mês para nos organizar para chegada do vírus. Pela experiência nos outros países, soubemos que era fundamental adotar o isolamento social, usar máscara e testar a população."

Nesta hora [que chegou ao Brasil], não tivemos testes nem ação coordenada do governo, porque nossa autoridade máxima negou o perigo que corríamos, provocou aglomerações e fez questão de andar por aí sem máscara", apontou Varella.

+++LEIA MAIS: Caetano Veloso critica Bolsonaro em primeira live de quarentena: ‘São situações muito graves que nós, os brasileiros, estamos enfrentando’

O médico analisa o resultado da pandemia no Brasil como desastrosa e diz que perdemos o controle da situação. Por outro lado, elogia o SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo que haja ainda problemas no sistema.

"Outros políticos e uma parte da sociedade seguiram o mesmo comportamento. O resultado não poderia ser o mais desastroso. Perdemos o controle da epidemia. Os mais pobres, negros, que vivem em lugares de difícil acesso e os que moram em comunidades com estrutura precária formaram a maioria das 100 mil mortes. O SUS tem sido heroico, mas tem que ser preparado para atender a demanda dos locais em que a epidemia se alastra", acrescentou.


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

notícias bolsonaro covid-19 coronavírus Saúde pandemia Jornal Nacional Fantástico 100 mil mortes. Globo Drauzlo Varella

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer