A cantora britânica vem de uma família de albaneses do Kosovo: "Nós todos merecemos ter orgulho de nossa etnia"
Redação Publicado em 22/07/2020, às 09h50
Recentemente, Dua Lipa protagonizou uma grande polêmica ao defender a autonomia de Kosovo, terra natal de seus pais. Segundo o portal Uol, a cantora britânica de 24 anos foi acusada de apoiar ideias "nazistas" e usou o Instagram para se retratar, dizendo que foi "mal interpretada".
+++LEIA MAIS: Dua Lipa explica como superar um pé na bunda: ‘Beber até esquecer’
No último domingo, 19, Dua Lipa publicou um tuíte com o desenho de um mapa com os territórios habitados pela Albânia no passado. Na legenda, ela escreveu o significado da palavra "autochthonous", que, segundo o dicionário Oxford (via Uol), descreve "quem é natural de um país ou região em que habita e descende das raças que ali sempre viveram".
Everyone please listen to me. This woman right here is supporting a nazi idea of the great albania in which albania takes parts pf countries: Serbia, Montenegro, North Macedonia and Greece. FOUR COUNTRIES?! She is literally sick. Help me trend #DuaLipaIsOverParty https://t.co/72Qy4sL2us
— 𝔪𝔦𝔯𝔢𝔭𝔲𝔱𝔞𝔱𝔦𝔬𝔫 (@inthacleandress) July 19, 2020
A unificação do Kosovo com a Albânia é um conceito político revivido pela independência do Kosovo, em 2008. De acordo com o Brasil Escola, grande parte da população do Kosovo é albanesa, o que deu início a um movimento separatista por parte dos kosovares, que buscam a separação de sérvios e albaneses.
Assim, algumas pessoas compararam o posicionamento de Dua Lipa com o conceito de "raça pura" defendido por Adolf Hitler, resultando numa série de ataques contra a artista.
Em sua defesa, ela escreveu: "Meu post anterior não teve a intenção de incitar ódio. Me deixa triste saber que o meu post foi propositalmente mal interpretado por alguns grupos e indivíduos que promovem o separatismo étnico, algo que eu rejeito completamente."
"Sempre que eu posto sobre Kosovo, meu feed vai a loucura, mesmo que seja sobre algo alegre, como comida ou música, e eu me deparo com uma forte resistência à ideia de uma cultura autenticamente kosovar", lamentou Dua Lipa.
"Nós todos merecemos ter orgulho de nossa etnia. Eu só quero que o meu país seja representado e quero ser capaz de falar com orgulho e felicidade sobre as minhas raízes albanesas, sobre o país da minha mãe. Eu encorajo todo mundo a abraçar suas heranças, ouvir e aprender uns com os outros. Paz, amor e respeito a todos", completou.
+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer