Guitarrista do Radiohead fala sobre venda de disco sem preço
Da redação Publicado em 11/10/2007, às 19h48 - Atualizado às 19h51
Diferentemente dos fãs que não tiraram seus fones de ouvido desde as duas da manhã, o guitarrista do Radiohead, Johnny Greenwood, consegue se concentrar em outra coisa que não seja In Rainbows: a RS EUA conversou com ele na manhã desta quarta, 10, sobre seu projeto orquestrado experimental, Popcorn Superhet Receiver, que estréia em janeiro nos EUA, em Nova York. Mas Greenwood foi simpático o suficiente para trocar algumas idéias sobre o novo álbum de sua banda:
Por que vocês escolheram lançar o In Rainbows deste jeito?
Em partes para que ele saísse rapidamente, então todos poderiam ouvir ao mesmo tempo, e também porque era uma experiência que valia a pena tentar, sério.
Por que o preço variável?
É divertido fazer as pessoas pararem por alguns segundos e pensarem sobre o valor da música. Essa é uma pergunta interessante para se fazer aos fãs.
Como você responde às reclamações sobre a qualidade do som - que 160kbps não era boa demais?
Eu não sei. Conversamos sobre isso e apenas queríamos que fosse um pouco melhor que o iTunes, que é uma qualidade boa o suficiente, sério. Nunca vai ter a qualidade de CD, porque a qualidade é exatamente o diferencial do CD.
Que objetivo vocês queriam alcançar com este álbum?
Acho que queríamos voltar um pouco ao Kid A, no sentido de que estávamos gastando muito tempo experimentando e tentando coisas diferentes - não foi uma coisa performática, como o Hail to Thief. Além disso, a pressão é comum, do tipo: "não foda isso, não grave mal aquilo, não faça péssimos arranjos e faça jus às músicas", e foi isso que fizemos.
E quais são os planos para a turnê?
É isso que finalmente começamos a abordar. Agora que o disco saiu, podemos nos reunir e definir exatamente como a turnê vai ser.
Tradução: Artur Tavares
MAIS ABAIXO, OUTROS DETALHES DE IN RAINBOWS, INCLUSIVE A COMPRA DO NOSSO EXEMPLAR AQUI NA RS
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja