- Elenco de Friends (Foto: Warner: Reprodução)

E se Friends, na verdade, foi uma propaganda criada para o Starbucks?

Segundo uma teoria criada em 2017, a série foi pensada especialmente para aumentar o consumo de café da grande marca

Redação Publicado em 16/04/2020, às 14h43

Com o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido à pandemia de coronavírus, a tão esperada reunião do elenco de Friends foi adiada. Com isso, é natural que os fãs revejam a série para se confortarem durante esse período, dar boas risadas e refletir um pouco sobre as relações humanas. 

Além disso, é claro, alguns fãs ocupam o tempo com algumas teorias malucas sobre a sitcom - e existe uma realmente muito boa. Como resgatado pelo Cheat Sheet, uma teoria criada por Alex Baker, um podcaster, sugere que Friends é apenas um anúncio longo (muito longo) da Starbucks. Embora algumas das evidências sejam um pouco exageradas, é possível encontrar algumas relações. Mas como tudo isso aconteceu?

+++ LEIA MAIS: 6 motivos para acreditar que Joey era a ‘cola’ que mantinha Friends unidos

A teoria surgiu em 2017, quando Baker compartilhou as ideias no Facebook. Para ele, a premissa é de que Friends era uma manobra elaborada para levar o mundo a pensar no café como um item de luxo. A campanha veio como uma criação da Starbucks, segundo ele. 

How's THIS for a conspiracy theory! #Friends #Starbucks

I'm 100% on to you @Starbucks !! 😉#ConspiracyTheory #TheTRUTH 😂 pic.twitter.com/67cfeLr9JU

— Alex Baker (@alexbakerman) July 3, 2017

Para justificar a escolha da marca, ele argumentou que o Starbucks precisava convencer as pessoas a gastar quantias absurdas de dinheiro em café para fazer com que ela parecesse social e moderna. Além disso, ele desenhou vários paralelos com a série. 

Para ele, a conexão entre o Starbucks e Friends é ainda mais profunda do que simplesmente Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica Geller (Courteney Cox), Ross Geller (David Schwimmer), Chandler Bing (Matthew Perry), Joey Tribianni (Matt Le Blanc) e Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) gostarem de beber café em xícaras gigantes.

A teoria aponta que o sobrenome de Rachel pode estar ligado ao nome da marca e a aparência da personagem também. Na primeira temporada, ela aparece com o penteado ondulado assim como no logotipo da sereia do Starbucks.

+++LEIA MAIS: 8 cenas de Friends que certamente fizeram você chorar - e farão de novo [LISTA]

Mas no final, a série impulsionou a popularidade do fast food de café? Segundo a teoria dele, quando Friends foi ao ar pela primeira vez, em 1994, a Starbucks tinha 425 localizações e, em 2004, o ano em que o episódio final de Friends foi ao ar, eles já possuíam mais de 8.560 lojas. 

Isso significa que foi uma campanha de marketing muito bem elaborada - e durante uma década? Provavelmente não. Mas a teoria é boa. 


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA 

série entretenimento notícia assistir covid-19 coronavírus Friends sitcom episódios reunião Teorias rachel Starbucks

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja