"É só coincidência"

Coldplay responde publicamente à acusação de plágio feita pelo guitarrista Joe Satriani

Da redação Publicado em 10/12/2008, às 10h18

O Coldplay respondeu à acusação de plágio na música "Viva la Vida" afirmando que as semelhanças com a faixa "If I Could Fly", de Joe Satriani, são uma "coincidência".

O guitarrista entrou com um processo contra a banda, afirmando que Chris Martin e Cia. usaram "partes significativas" de sua música, instrumental, lançada em 2004. Satriani pediu, na Justiça, que o grupo britânica repasse "todo e qualquer lucro" obtido com "Viva la Vida". Saiba mais aqui.

"Se há quaisquer similaridades entre as duas músicas, elas são inteiramente coincidências, e nos surpreenderam tanto quanto a ele [Satriani]", disseram os integrantes da banda em um comunicado à imprensa. "Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não escreveu a música 'Viva la Vida'. Nós respeitosamente pedimos que ele aceite nossas garantias disso e lhe desejamos o melhor".

Essa é a segunda vez que o Coldplay é acusado de plágio na faixa. A primeira foi em junho, quando o vocalista da banda Creaky Boards disse que Chris Martin teria copiado a melodia de uma de suas músicas, depois de ter assistido a um show da banda. Para saber mais, clique aqui.

"Viva la Vida" concorre ao Grammy de canção do ano. O Coldplay tem outras seis indicações à premiação, incluindo álbum do ano por Viva la Vida or Death and All His Friends.

coldplay plagio viva-la-vida joe-satriani

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja