Líder do Coldplay contribuirá em uma faixa de The Fountain, previsto para outubro
Da redação Publicado em 01/08/2009, às 21h04
Expoente do pós-punk britânico, a banda Echo & the Bunnymen se prepara para lançar o primeiro álbum em quatro anos. Com colaboração de Chris Martin, líder do Coldplay, em uma das faixas, The Fountain sucederá Siberia e sairá nos Estados Unidos em 13 de outubro, informou o site do semanário NME.
Para a produção do novo trabalho, foram requisitados os serviços do guitarrista britânico John McLaughlin, que já tocou com Miles Davis e na The Mahavishnu Orchestra, pioneira na fusão de jazz e rock.
O novo álbum vem com atraso: o lançamento estava previsto, inicialmente, para 2008. De acordo com o site Alt Sounds, o álbum começou a ser tocado em 2007, quando o vocalista Ian McCulloch se juntou com três músicos londrinos para fomentar "novas ideias" - entenda por isso uma sonoridade que se distancie do antigo trabalho da banda. "Achei que eu e Will [Sergeant, guitarrista] precisávamos fazer as coisas de forma diferente, mas o resultado ainda soava como Bunnymen."
Com as faixas "Think I Need It Too" (primeiro single, previsto para 28 de setembro) e "Forgotten Fields", McCulloch chegou à conclusão: "Sim, é assim que devemos soar".
É possível conferir desde já se ele está certo ou não: samples de quatro novas músicas estão à disposição no site oficial do Echo & the Bunnymen. São elas as duas já citadas mais "Proxy" e "Drivetime".
O grupo, formado em Liverpool no final dos anos 70, ascendeu na mesma época que Joy Division e U2. Da formação original, restaram apenas McCulloch e Sergeant. No repertório da banda estão clássicos como "The Killing Moon" e "Lips Like Sugar".
"A banda mais descolada do universo"
Em maio, a banda foi informada de que o astronauta Timothy Korpa escolheu como trilha sonora de sua próxima viagem ao espaço as músicas do álbum Ocean Rain, de 1984. Orgulhosos, os músicos chegaram a afirmar, para o site da Billboard, que agora são "oficialmente a banda mais descolada do universo".
A iniciativa foi tomada por um funcionário da agência espacial norte-americana NASA. Uma das músicas na trilha espacial seria "The Killing Moon" ("a lua mortal"), em foguete que partiu da Terra em junho. Korpa, o fã "especial" do Echo, havia prometido até tirar fotos instantâneas com a tripulação segurando a caixinha do álbum.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja