Edward Norton entra para a lista de celebridades embaixadoras da ONU - AP

Edward Norton é designado embaixador da ONU para biodiversidade

Ator norte-americano é comprometido com projetos em prol da conservação ambiental há anos e, agora, se junta a nomes como Angelina Jolie, Brad Pitt, George Clooney e Antonio Banderas na lista de embaixadores da organização

Da redação Publicado em 10/07/2010, às 17h23

O ator norte-americano Edward Norton foi designado Embaixador da Boa Vontade da ONU para a biodiversidade, segundo informou a agência de notícias Efe.

O protagonista de filmes como Clube da Luta (1999) e O Ilusionista (2006) é um ativista comprometido com programas de convervação ambiental e projetos de energia renovável, como o da associação Maasai Wilderness Conservation Trust, que busca proteger e preservar as comunidades da África oriental e melhorar a educação e a vida dos habitantes da região. Durante entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, Norton, 40 anos, lembrou que seu compromisso com o meio ambiente é uma herança de seus pais, que também foram ativistas em prol da natureza.

O ator, que recentemente também recebeu o título de "cidadão mundial do meio ambiente" pelo Centro de Saúde e Meio Ambiente Global, da Universidade de Harvard, destacou a importância de divulgar os bons exemplos de comunidades que protegem a biodiversidade. "Acho que há cada vez mais pessoas que relacionam a biodiversidade com o componente humano", disse, ressaltando que "quando acontecem coisas terríveis, como o vazamento de petróleo do golfo do México, percebemos que o bem-estar do ser humano está conectado com a biodiversidade".

"Edward Norton pôs o poder global das celebridades a serviço de problemas mundiais como a conservação e o desenvolvimento de comunidades ameaçadas e outras causas", disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Já o secretário-executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, lembrou que um dos objetivos do ano internacional da biodiversidade em 2010 é reconectar os povos com a natureza e chamar a atenção da opinião pública sobre o constante desaparecimento dessa diversidade.

Norton se junta à lista de outras celebridades ligadas a ONU, como Michael Douglas, Angelina Jolie, Brad Pitt, George Clooney, Nicole Kidman, Shakira e Antonio Banderas.

onu edward-norton biodiversidade

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja