Ator norte-americano é comprometido com projetos em prol da conservação ambiental há anos e, agora, se junta a nomes como Angelina Jolie, Brad Pitt, George Clooney e Antonio Banderas na lista de embaixadores da organização
Da redação Publicado em 10/07/2010, às 17h23
O ator norte-americano Edward Norton foi designado Embaixador da Boa Vontade da ONU para a biodiversidade, segundo informou a agência de notícias Efe.
O protagonista de filmes como Clube da Luta (1999) e O Ilusionista (2006) é um ativista comprometido com programas de convervação ambiental e projetos de energia renovável, como o da associação Maasai Wilderness Conservation Trust, que busca proteger e preservar as comunidades da África oriental e melhorar a educação e a vida dos habitantes da região. Durante entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York, Norton, 40 anos, lembrou que seu compromisso com o meio ambiente é uma herança de seus pais, que também foram ativistas em prol da natureza.
O ator, que recentemente também recebeu o título de "cidadão mundial do meio ambiente" pelo Centro de Saúde e Meio Ambiente Global, da Universidade de Harvard, destacou a importância de divulgar os bons exemplos de comunidades que protegem a biodiversidade. "Acho que há cada vez mais pessoas que relacionam a biodiversidade com o componente humano", disse, ressaltando que "quando acontecem coisas terríveis, como o vazamento de petróleo do golfo do México, percebemos que o bem-estar do ser humano está conectado com a biodiversidade".
"Edward Norton pôs o poder global das celebridades a serviço de problemas mundiais como a conservação e o desenvolvimento de comunidades ameaçadas e outras causas", disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Já o secretário-executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, lembrou que um dos objetivos do ano internacional da biodiversidade em 2010 é reconectar os povos com a natureza e chamar a atenção da opinião pública sobre o constante desaparecimento dessa diversidade.
Norton se junta à lista de outras celebridades ligadas a ONU, como Michael Douglas, Angelina Jolie, Brad Pitt, George Clooney, Nicole Kidman, Shakira e Antonio Banderas.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja