- Elizabeth Holmes chegando ao tribunal (Foto: Getty Images)

Elizabeth Holmes, criadora da Theranos, é sentenciada a 11 anos de prisão em caso de fraude

Acionista majoritária da gigante empresa de biotecnologia, Elizabeth Holmes foi condenada nesta sexta-feira, 18; entenda o caso

Redação Publicado em 18/11/2022, às 20h30

Em 2015, uma reportagem do Wall Street Journal desmascarou os segredos que mantinham a gigante Theranos no auge, ao revelar que os equipamentos da empresa de biotecnologia não funcionavam da forma como prometiam. Nesta sexta-feira, 18, então, a criadora da marca, Elizabeth Holmes, foi condenada a 11 anos de prisão após enganar investidores interessados em sua tecnologia.

Elizabeth Holmes fundou a Theranos quando tinha apenas 19 anos, em meados de 2003. Tempos mais tarde, a empresária do Vale do Silício prometeu a diversos investidores que possuía a tecnologia necessária para revolucionar os exames de sangue no mundo, segundo informações da Folha.

+++LEIA MAIS: Ator de Riverdale é condenado a prisão perpétua após matar a própria mãe

De acordo com os promotores do caso, tudo começou quando Holmes distorceu a efetividade de suas tecnologias, afirmando que as máquinas miniaturizadas da Theranos podiam realizar uma série de exames de sangue com apenas algumas gotas do líquido. O problema é que, em segredo, a gigante da biotecnologia utilizava equipamentos comuns, mas de outras empresas, para realizar os testes.

Diante disso, o juiz Edward Davila, de San Jose, na Califórnia, considerou a empresária culpada em três acusações de fraude com investidores, além de uma acusação de conspiração — sentença que, conforme determinação do magistrado, deve começar em abril. Agora, o advogado de Elizabeth Holmes deve pedir que o juiz permita que a condenada aguarde a análise dos recursos em liberdade.

+++LEIA MAIS: R. Kelly é condenado e deve pagar mais de R$ 1,5 milhão às vítimas

É importante pontuar que os promotores do caso pediram que Holmes fosse condenada a 15 anos de prisão, além de pagar US$ 800 milhões às suas vítimas. Afirmando que a empresária não cometeu um "grande crime" e que não foi motivada pela ganância, Kevin Downey, o advogado de Holmes pediu que ela recebesse uma pena mais branda, de 18 meses em prisão domiciliar e de serviço comunitário.

Afirmando estar “devastada”, Holmes chorou durante seu julgamento, e abraçou seus pais e o companheiro após ter sua sentença proferida, ainda segundo a Folha. "Senti uma profunda vergonha pelo que as pessoas passaram porque eu falhei com elas", afirmou ela, ao fim do julgamento.

+++LEIA MAIS: Cardi B é condenada em processo por agressão física

entretenimento notícia estados unidos crime Economia empresa condenação Elizabeth Holmes Theranos biotecnologia

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer