Antes de sua apresentação, o cantor teve um encontro com Ai Weiwei, que ficou três meses preso no ano passado
Redação Publicado em 26/11/2012, às 13h44 - Atualizado às 21h16
Elton John provocou agitação por ter dedicado seu show em Pequim ao artista e dissidente político chinês Ai Weiwei, noticiou a agência Associated Press. O cantor fez a dedicatória nos primeiros minutos de sua apresentação, afirmando que o show era para o “espírito e talento” de Ai. O artista é um assunto delicado na China, e a multidão ficou surpresa com a dedicatória, segundo relataram alguns dos presentes.
O escultor Ai tem explorado a injustiça social por meio de sua arte, que é bastante controversa na China. Ele foi detido por quase três meses no ano passado e foi proibido de deixar o país. O artista e John se encontraram antes do show, como foi visto na foto postada por Ai no Twitter.
Diversos veículos chineses cobriram a apresentação, mas nenhum deles reportou a dedicatória. O governo chinês mantém forte controle sobre apresentações ao vivo e requer uma lista de canções para aprovação prévia. Os parâmetros ficaram ainda mais duros depois que Björk gritou “Tibet, Tibet” durante um show em 2008.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja