Honraria é a maior entre as cedidas pelo Ministério da Cultura brasileiro
Da redação Publicado em 09/10/2008, às 16h50
Aconteceu na noite de terça-feira, 7, a cerimônia de entrega das medalhas de Ordem do Mérito Cultural, no Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura Juca Ferreira concedeu à cantora Elza Soares e ao compositor Edu Lobo o grau de Grã-Cruz, a maior honraria concedida pela premiação a artistas brasileiros.
As medalhas deveriam ter sido concedidas pelo próprio presidente Lula, que faltou ao evento devido à chuva que caiu no estado fluminense.
O compositor Pixinguinha e o escritor Guimarães Rosa, já mortos, também receberam a Grã-Cruz. O escritor Machado de Assis, cuja morte completaria 100 anos em 2008, foi o homenageado da noite.
A cerimônia, apresentada pela atriz Camila Pitanga e pelo Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, teve ainda a interpretação do hino nacional cantado pela premiada Elza Soares.
A Ordem ao Mérito Cultural, que desde 1995 premia personalidades anualmente, ainda concedeu honrarias a duas intituições neste ano, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Ao todo, mais de 400 pessoas já foram contempladas com a medalha do governo federal.
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover