- Yoko Ono e John Lennon (Foto: Agent Press)

Carta escrita à mão por John Lennon para rebater críticas à Yoko Ono vai a leilão

Músico ficou irritado com jornalista e citou todas as dificuldades que tiveram para lançar Two Virgins

Redação Publicado em 13/03/2019, às 19h54

John Lennon e Yoko Ono tiveram sua relação amorosa permeada de dúvidas e acusações - dos fãs d’Os Beatles principalmente, infelizes com o fim da banda, mas também da imprensa.

Quando o primeiro trabalho em conjunto do casal,  o icônico Two Virgins, foi lançado em 1968, a crítica não foi muito receptiva. Em especial, um jornalista chamado George Martin, da revista Rock Ink.

John Lennon ficou irritado com a insinuação do jornalista de que o álbum só foi lançado pois a gravadora antes pertencia ao próprio cantor. Como um modo de tirar satisfações, o músico escreveu à mão uma carta raivosa e enviou para o crítico.

A carta mostra as dificuldades que o casal teve de lançar o álbum dentro dos meios de censura da época. O objeto foi anunciado recentemente como ítem de um leilão. A venda ocorre nesta quarta, 13, e tem como expectativa de preço £ 15 mil, cerca de R$ 76 mil. 

“A Yoko e eu lançamos o Two Virgins apesar de [estas últimas sublinhadas] sermos ex-donos da Apple. A gente fez o disco em maio e eles nos f****** até quase novembro!” começou, exaltado, repreendendo Martin.

“E aí a EMI [produtora] (que realmente controla tudo) escreveu cartas para seus fantoches do mundo todo dizendo para não aceitar o álbum de jeito nenhum (isso depois de Sir Joe dizer na nossa cara que faria tudo que podia por nós - e ainda pediu cópias autografadas!!!)” escreveu o cantor, declarando o boicote ao álbum.

Boa parte da veiculação e divulgação do trabalho se deu por conta da capa polêmica, na qual o casal apareceu nu. Lennon também falou dessa situação e como foi contornada, dizendo que nos EUA colocaram uma embalagem de papel pardo cobrindo a capa, mas mesmo assim não vendeu muito pelo medo do lojistas, e no Japão nem foi lançado.

Ele também lamentou o fato da EMI não deixá-lo usar palavrões nas músicas, e se recusarem a imprimir o encarte com “f*ck”.

Portanto, ele explicou na carta, não foi fácil lançar o álbum. “Só para você saber”, completou, irônico.

Veja a carta:

Carta de John Lennon (Reprodução / RR Auction)

Beatles noticias John Lennon yoko ono carta leilao musicas

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja