A letra da canção 'Admirável Gado Novo', de Zé Ramalho, apareceu em uma questão do Enem 2021 a respeito da sociedade brasileira
Redação Publicado em 22/11/2021, às 13h53
A conhecida música "Admirável Gado Novo," do cantor Zé Ramalho, foi tema de uma das perguntas do Enem 2021, que começou nesse domingo, 21 de novembro.
A letra da canção de Zé Ramalho apareceu em uma questão a respeito da sociedade brasileira em que a pergunta era: "Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da canção lançada em 1979?"
A questão vinha acompanhada do seguinte trecho da letra: "Vocês que fazem parte dessa massa/ Que passa nos projetos do futuro/ É duro tanto ter que caminhar/ E dar muito mais do que receber/ Ê, ô, ô, vida de gado/ Povo marcado/ Ê, povo feliz!"
Como resposta, havia as seguintes alternativas: "A) Militância política/ B) Passividade social/ C) Altruísmo religioso/ D) Autocontrole moral/ E) Inconformismo eleitoral.
"Admirável Gado Novo" faz parte do álbum Zé Ramalho 2, lançado em 1979 durante época da ditadura militar.
Ao saber que a música foi tema de uma questão do Enem, Zé Ramalho se mostrou surpreso com a citação. Em nota enviada ao Splash, do UOL, o músico disse:
Foi uma grata surpresa! A citação, no caso, acontece numa prova como a do Enem, tão polêmica e tão importante em todas as suas edições. Essa música já tem 43 anos, desde que foi feita, e foi feita ainda no regime militar. Fico orgulhoso em ver que no meio de tantos artistas, também importantes, que fizeram músicas com temas políticos, foram superados pela minha criação poético-musical."
+++ LEIA MAIS: Zé Ramalho lança versão brasileira de Ace of Spades do Motörhead; ouça
Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'
Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro
Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'
Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'