O fenômeno ocorre anualmente, mas foi intensificado em 2020
Redação Publicado em 26/06/2020, às 09h24
O que muitos especialistas chamam de "nuvem de poeira Godzilla" é um fenômeno que ocorre anualmente, mas, ao que parece, foi intensificado em 2020, como observou o site do Estadão (via REUTERS, AFP e NYT).
+++ LEIA MAIS: Anticorpos contra o coronavírus duram até 3 meses, diz pesquisa
Trata-se de uma massa de ar seco formada sobre o deserto norte-africano do Saara no final da primavera, verão e início do Outono no Hemisfério Norte. Impulsionada por ventos fortes, a poeira do Saara viaja ao Oeste através do Oceano Atlântico a cada três ou cinco dias.
Recentemente, a “nuvem de poeira Godzilla” percorreu cerca de 8 mil km até o Caribe, encobrindo, desde domingo, 21, a capital de Porto Rico, San Juan. É possível que a qualidade do ar também tenha piorado em Cuba desde a última quinta, 25.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê que a poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, invadindo áreas da América do Sul, Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos, empurrada por um sistema de alta pressão.
Segundo o cientista Eugenio Mojena, o fenômeno deteriora consideravelmente a qualidade atmosférica, pois as nuvens de poeira carregam matérias prejudiciais à saúde humana, como “ferro, cálcio, fósforo, silício e mercúrio", além de "vírus, bactérias, fungos, ácaros patogênicos, estafilococos e poluentes orgânicos". Ainda, o ar seco e empoeirado tem cerca de 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica, o que pode afetar a pele e os pulmões.
Por outro lado, especialistas afirmam que as mesmas nuvens de poeira contribuem com os ciclos naturais do planeta. O calor, por exemplo, ajuda a estabilizar a atmosfera quando o ar quente atravessa ares mais frios e densos. Já a poeira mineral absorve luz solar, o que regula a temperatura do planeta. O minerais também repõem nutrientes nos solos das zonas tropicais, que são afetados por chuvas.
A magnificent view of a dust plume from @NOAA's #GOESEast, from June 23. Known as the #SaharanAirLayer, this particular plume has reportedly spread over the Caribbean, reducing visibility in some areas to five miles. See our world: https://t.co/ZcDtqO5ZoH pic.twitter.com/7jHIIJTm88
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) June 24, 2020
+++ A PLAYLIST DO SCALENE
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições